Em Presidente Epitácio, o “Projeto Transformar” busca resgatar adolescentes infratores submetidos a medidas socioeducativas por meio da educação, cultura e esporte.
No projeto, criado pela juíza da 2ª Vara da Comarca de Epitácio, Larissa Cerqueira de Oliveira, o adolescente é incluído no programa “Ocupação Integral”, como forma de cumprimento das medidas socioeducativas de liberdade assistida e prestação de serviços à comunidade. A ação visa proporcionar a chance de optar por um novo caminho e resgatar as relações familiares, além de reduzir o número de internações.
Os adolescentes inseridos no projeto realizam atividades diárias, de segunda a sexta-feira, consistentes em práticas esportivas; leitura e compreensão de texto; reforço escolar para aprimoramento da escrita e leitura; cursos profissionalizantes; atendimento em grupo para o combate ao uso de drogas; atividades recreativas e cursos (fotografia, grafitagem, artes, teatro, música); Dia da Profissão; e atividades de gestão da emoção com resgate familiar.
A ação inclui ainda:
Ronda do Bem – são realizadas visitas quinzenais por representantes do Conselho Tutelar e voluntários da comunidade nas residências dos adolescentes participantes do projeto para apurar eventuais necessidades, como a carência de itens da cesta básica alimentar, além de apontar possível envolvimento da família em problemas domésticos.
Pais em Ação – os pais serão integrados nos cursos fornecidos pelo município para capacitação da família, além do encaminhamento para tratamento da alcoolemia e uso abusivo de drogas.
Implantado em maio deste ano, o projeto conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), que disponibiliza os cursos técnicos aos adolescentes, e prevê, em breve, a criação de um núcleo da Justiça Restaurativa.
Fonte: portalprudentino.com.br