Presidente Prudente já tem o hino comemorativo aos seus 100 anos de fundação a serem comemorados em 14 de setembro! Dois são os compositores que assinam a música: Jorge Gumercindo da Silva, conhecido popularmente como Jorge Silva e Antônio Soares da Silva, o Toni Soares. A escolha foi feita na tarde de ontem na Secult (Secretaria Municipal de Cultura) no Centro Cultural Matarazzo. Por aproximadamente duas horas, profissionais da área de música e integrantes da Comissão dos Festejos do Centenário, ouviram as dez composições inscritas no concurso. Os julgadores foram: o diretor administrativo de O Imparcial, Deodato da Silva, Josué Pantaleão da Silva, presidente do Comudephaat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), o artista plástico Erivaldo dos Santos, o coordenador pedagógico artístico da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, José Marcelo Martins e o professor e maestro Eliezer de Lima Oliveira.

Deodato foi quem anunciou os nomes dos compositores vencedores: “Queremos registrar a contribuição muito rica, com peças de qualidade dos participantes. E apesar de uma escolha difícil houve um consenso e para a alegria de todos nós ganhamos de presente este hino. Sentimo-nos gratificados com o resultado e temos certeza de que representará bem a ansiedade dos prudentinos a sua contemplação”, pontua.

A primeira divulgação foi feita pelo secretário municipal de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, em uma live (transmissão ao vivo) no facebook. Na ocasião ele menciona que a comissão – apresentando pluralidade – “foi montada dentro do universo da sociedade com pessoas gabaritadas para tal função, como o professor e maestro Eliezer”. “Foi uma experiência muito bacana e tenho certeza que a cidade vai ser presenteada com uma bela canção, música, melodia… todos os aspectos musicais, rítmicos, harmônicos foram avaliados”, expôs o maestro.

Aqui mostramos o resultado de um trabalho democrático, como tem sido o da comissão, visível para todos

Denilson Biguete,

assessor da Secult

 

Presente para Prudente

O presidente da Comissão dos Festejos, que acompanhou o julgamento, ressalta a satisfação e o quão gratificante foi ter recebido os dez participantes. Josué Pantaleão revela que “foi difícil escolher entre todos os inscritos, mas chegamos em um bom senso e Prudente terá um hino a altura dos 100 anos”.

Marcelo agradece expondo que foi uma honra fazer parte da comissão julgadora. “A ideia de se eleger um hino nesse centenário foi a melhor parte e, por unanimidade, escolhemos esse hino pela grandeza da música, harmônica, melódica… vai marcar realmente esse centenário. É um grande presente para Prudente”, frisa o coordenador pedagógico da Jupyra.

Denilson Biguete, assessor da Secult, que foi quem conduziu desde o edital, os trabalhos do concurso, ressalta que se encerra mais uma etapa de trabalho do centenário “e agora já temos a trilha sonora dessa grande festa!”, exclama.

“Aqui mostramos o resultado de um trabalho democrático, como tem sido o da comissão, visível para todos. Como vem sendo uma exigência do nosso prefeito Nelson Roberto Bugalho [PTB], que as coisas aconteçam de forma clara, que todos saibam o que está acontecendo e quem são as pessoas que estão fazendo as escolhas, as decisões. Isso para que a sociedade saiba o quanto o trabalho tem lisura”, acentua

Fábio Nougueira.

 

HINO DO CENTENÁRIO

Autores:

Jorge Gumercindo da Silva, Jorge Silva e

Antônio Soares da Silva, Toni Soares

 

Salve o centenário de Prudente,

Pedaço do meu Brasil.

São cem anos de histórias, tantas glórias,

És majestoso dentre outras mil.

Sob este azul-anil és farto de esperança,

Teus edifícios enfeitam teu chão,

Acervo de sonhos, que o tempo assumiu,

Coração do meu Brasil, De um povo envolvente, deveras gentil,

Pedaço do meu Brasil.

 

Prudente, és formoso e altaneiro,

Do oeste és o primeiro,

Do futuro tens visão,

Pendão que espelha ao sol louro-dourado,

Teu verdor cobre teu prado,

No glamour da imensidão.

Teu povo brada e o clama bravamente,

Somos teus filhos Prudente,

São cem anos de emoções,

Acervo de sonhos, que o tempo assumiu,

Coração do meu Brasil,

De um povo envolvente, deveras gentil,

Pedaço do meu Brasil.

Fonte: http://www.imparcial.com.br/noticias/oficial-presidente-prudente-tem-seu-hino-do-centenario,14683