26/09/2017 – THIAGO MORELLO – Da Redação
Já é uma prática do Detran-SP (Departamento de Trânsito do Estado de São Paulo) leiloar veículos removidos por infração de trânsito. Em continuidade a este serviço, quem tem o interesse de adquirir um carro ou motocicleta terá uma nova oportunidade. Com início amanhã e término na quinta-feira, o órgão disponibiliza para leilão 1.507 bens para a região, isto é, em Presidente Prudente, Adamantina, Dracena, Porto Primavera – distrito de Rosana-, Rancharia e Teodoro Sampaio. Entre as ofertas, estão inclusos veículos com direito à documentação e também para desmanche. O leilão ocorre apenas de forma online.
Para ser mais exato, o número é esmiuçado da seguinte forma: 545 carros e motocicletas serão vendidos com a garantia da documentação, ou seja, poderão voltar a circular. Para esse grupo, os interessados devem realizar os lances no site do leiloeiro responsável (www.satoleiloes.com.br), ação que é possível até às 10h de hoje, horário em que ocorre o fechamento dos lotes. Já aos 962 veículos voltados a desmanche e reciclagem, as ofertas encerram às 10h do dia 29, quinta-feira.
Nos dois casos, de acordo com a Assessoria de Imprensa do órgão, “o pagamento deve ser feito à vista”. “Após o arremate, os débitos são baixados e é necessário que o comprador efetue a transferência do veículo para o seu nome, emitindo um novo documento para o veículo”. Contudo, se o valor da venda não for equivalente ou suficiente para quitar as dívidas do bem, o Detran-SP enfatiza que o “antigo proprietário continuará responsável” por pagá-las.
Qualquer pessoa acima dos 18 anos pode participar. No entanto, o leilão destinado a veículos para desmanche, ocorridos a partir de amanhã, é direcionado apenas para empresas do setor credenciadas pelo Detran-SP. “Esses estabelecimentos precisam comprovar ter condições de efetuar todos os procedimentos necessários após o arremate, como equipamentos adequados para desmonte e descontaminação dos veículos [retirada de combustível, óleo do motor e do freio, baterias e pneus], evitando a contaminação do solo”, informa o departamento.
Até a realização do evento, o número de lotes leiloados pode sofrer alterações, uma vez que os antigos donos têm o direito de regularizar a situação dos carros e/ou motocicletas, ganhando o poder de retirá-los do pátio.
Recolhimento
O Detran-SP esclarece que os veículos apreendidos em Prudente são direcionados ao pátio municipal. Segundo a Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), hoje o local abriga cerca de 2 mil unidades, entre carros e motos. Na região, os bens recolhidos vão para os pátios das cidades de Teodoro Sampaio, Dracena, Adamantina, Rancharia e para o Pátio Regionalizado em Presidente Prudente. Ainda de acordo com o órgão estadual, “nenhum pátio do Detran-SP está em superlotação”.
SAIBA MAIS
Para que o bem recolhido seja de responsabilidade do Detran-SP, alguns critérios são levados em conta. Em jurisdição do órgão, ficam somente os veículos removidos pela Polícia Militar, em perímetro urbano, por conta de infrações que competem ao Estado, como racha, manobra perigosa, falta de licenciamento, veículo sem placa ou com a placa ilegível. Ademais, por exemplo, casos de estacionamento irregular são de responsabilidade das prefeituras. A SSP (Secretaria da Segurança Pública Estadual) fica à frente dos veículos envolvidos em crimes, e se caso estes possuam pendências judiciais ficam em poder da Justiça.
NÚMEROS
Entre veículos documentados e destinados a desmanches, o leilão inicia amanhã e tem término nesta quinta-feira.
1.507
veículos serão disponibilizados para arremate
545
carros e motocicletas possuem direito à documentação e circulação
962
bens para desmanche só receberão ofertas de empresas cadastradas
Fonte: http://www.imparcial.com.br