Pela segunda semana seguida, a taxa de transmissão da covid-19 volta a apresentar tendência de alta para os próximos dias na região de Presidente Prudente. Contudo, segundo a projeção feita pela Infotracker, plataforma desenvolvida pela USP e Unesp para o monitoramento da pandemia em todo o Estado, a classificação seguirá como ‘provável controle da doença’.
Nesta segunda-feira (9), o índice de transmissão do vírus está em 0,93. Isso quer dizer que 100 pessoas contaminadas transmitem para outras 93. O número deve ficar abaixo de 1 por mais de 15 dias para que seja visualizada queda de novos casos, segundo a Infotracker.
Até o dia 15 de maio, o índice baterá em 0,98. Apesar do ‘provável controle da transmissão’, o gráfico aponta tendência de subida, o que pode culminar em novo pico mesmo que seja em escala menor.
O cenário é visto também em nível estadual. A medição mostra uma taxa atual de 0,99 englobando todo o Estado de São Paulo. Em sete dias, a taxa atingirá 1,05, ou seja, aumento da transmissão do vírus.
Atualmente, sete regiões do Estado apresentam tendência de alta.
Casos ativos e novos óbitos
Com a taxa de transmissão sofrendo leve alta, o número de casos ativos também mostram nova escalada. Atualmente, são 685 pessoas com o vírus. A projeção é de 820 no dia 15 de maio.
Os óbitos também apresentam tendência de alta, com possíveis três vítimas até o fim deste período de medição.
Cabe ressaltar que os números podem ser impactados com a divulgação de dados represados nos últimos dias devido à instabilidade no sistema do governo federal, além de casos ainda não inseridos pelos municípios.
Fonte: Portal Prudentino