Da Redação

Em 08/04/2019 às 15:30

O Sesc Thermas de Presidente Prudente apresenta o “Abril Indígena”, que, este ano, traz como assunto principal a luta dos povos indígenas por seus territórios. Durante este mês, ocorre uma série de atividades voltadas à promoção do protagonismo deste povo e o respeito à sua alteridade, como bate-papo acerca da inserção de indígenas no mercado de trabalho, pintura corporal Kaingang e oficina de confecção de arco e flecha.

Embora no Brasil vivam, atualmente, mais de 305 povos indígenas, falantes de 274 línguas, com hábitos e características físicas diferentes, de acordo com fatores históricos e culturais, seus respectivos territórios, fator vital e indispensável para a existência e atualização de seus modos de ser e de bem-viver, não vêm sendo respeitados.

A pintura corporal indígena Kaingang é uma oficina que compõe a programação do Sesc Thermas. Nesta atividade, que acontece sábado (13), das 10h30 às 12h e das 12h às 13h30, os participantes aprendem técnicas e os elementos estéticos por eles defendidos. A prática é realizada no quiosque e conta com vagas limitadas.

A inserção de indígenas no mercado de trabalho é tema do bate-papo da quinta-feira (25). Nele, os indígenas de diferentes povos relatam suas experiências de atuação, dentro e fora de suas aldeias, em atividades remuneradas diversas, algumas delas envolvendo a defesa de direitos indígenas, bem como o fortalecimento de suas culturas e tradições.

Com a presença de Altiere Krenak, coordenador do museu da Terra Indígena de Tupã; Irineu Terena, ativista e pesquisador; Alex Guarani Mbyá, guia turístico; sob mediação de Thiago Sebastiano de Melo, doutor em Geografia pela Universidade Federal de Goiás, a conversa tem início às 19h30, na área de convivência.

Também tem show com Brô MC’s. Composto por quatro jovens indígenas Guarani Kaiowá da Reserva de Dourados (MS), o grupo faz rap em português e em guarani, mistura inédita no país.

As rimas falam sobre preconceito, luta e, sobretudo, apresentam um povo guerreiro que tenta manter vivos seu lugar e sua cultura. Após o show, eles participam de um bate-papo com o público. É no sábado (27), às 16h, na área de convivência.

A oficina de “Confecção de Arco e Flecha” compõe a programação nos dias 20 e 27, sábados, das 10h30 às 12h. Conduzida pelo indígena Marcio Jorge Lipu Pereira, os participantes confeccionam o seu próprio arco (uy) e flecha (dou), atualmente fabricadas pelos Kaingang como artesanato e para fins de comercialização. Com vagas limitadas, as inscrições são feitas gratuitamente na Central de Atendimento.

As indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo propõem uma vivência de dança e do canto tradicional dos Kaingang, bem como falam sobre os significados envolvidos e os momentos ritualísticos com a oficina “Dança e Canto Indígena Kaingang”. Pode ser conferida nos dias 13 e 20, sábados, das 13h30 às 15h, no quintal; inscrições gratuitas na Central de Atendimento.

Integra, ainda, a programação deste mês a contação de histórias indígenas, com a arte-educadora e produtora cultural Ivonete Alves; bate-papo

A mulher indígena Kaingang ontem e hoje, com as indígenas Dirce Jorge Lipu Pereira e Susilene Elias de Melo, mãe e filha que abordam a dinâmica de sua cultura, salientando as transformações vividas pelas mulheres indígenas.

Além disso, o público acompanha a contação de Histórias do Povo Kaingang, que envolve humanos, bichos e outros seres da floresta em disputa; participa da oficina Zarabatana, Adornos Corporais (brincos) e Confecção de Pulseira do Povo Kaingang.

O Sesc Thermas é aberto ao público, fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.

Fonte:portalprudentino.com.br