Por meio de oficinas com artistas plásticos, público também aprende a customizar um baú em MDF (Foto: Divulgação)

Da Redação

Em 19/09/2019 às 11:00

Ao longo deste mês, o Espaço de Tecnologias e Artes do Sesc Thermas de Presidente Prudente abre suas portas aos interessados em conhecer as técnicas de quilling, papercutting e customização de objetos. Por meio de oficinas gratuitas, os participantes colocam em prática suas habilidades manuais com a instrução de artistas.

Arte de recortes minuciosos em papel, o papercutting é uma técnica conhecida no mundo todo. Dentre os diversos estilos que ela contempla, destaca-se o Kiriê, estilo tradicional japonês que surgiu através do estêncil – vazados utilizados na estamparia de tecidos.

Segundo a artista plástica Ariádine Menezes, que ministra a oficina de ‘Papercutting’ no sábado e domingo (21 e 22), às 9h30, o contato com a técnica começou por meio de colagens, que, resultando em maior grau de detalhamento de cortes, foram trocadas por papel e utensílios como o estilete bisturi.

Foto: Ariádine Menezes

Praticante da técnica há sete anos, ela conta que, no início, seu aprendizado dependia de tentativa e erro, além de materiais que buscava na internet, a maioria estrangeiros. “Eu traduzia e estudava. Depois de alguns anos, vi que tinha uma demanda de pessoas que queriam aprender também e, aqui, não tinha muita gente para ensinar. Então, eu comecei a criar uma didática”, relata.

Técnicas de Quilling

Na próxima semana é a vez do público conhecer um trabalho manual realizado com tiras de papel enroladas e modeladas. Conduzida pela artista plástica Helô Mayumi, a oficina ‘Técnicas de Quilling’ permite produzir objetos decorativos, como painéis e brasões, além de decorar latas, caixas, biombos e molduras.

Técnica europeia do século 17, por meio do quilling é possível criar diversos padrões artísticos e, embora haja acessórios que auxiliem na produção, eles ganham caráter complementar, não necessário. Para participar, não precisa saber desenhar, basta apenas ter em mãos papel e cola.

Autodidata, Helô Mayumi sempre gostou de trabalhar com papéis. Em troca de bolsa de estudo para a faculdade, desde 2002 ensina origami em escolas públicas. Formada em Ciências Atuariais, a artista deixou o emprego formal para se dedicar às artes.

A busca por utilizar pedaços de papel e evitar o desperdício fez com que, em 2015, ela conhecesse o quilling, técnica na qual, também, é autodidata. No sábado e domingo (28 e 29), a partir das 10h, ela introduz o público neste universo. “É uma técnica terapêutica, democrática e viciante. Quem aprende não quer parar”, ressalta.

Por fim, o ilustrador e designer Ratones comanda a oficina de ‘Customização de Baú’. Na ocasião, o participante é convidado a customizar um pequeno baú de MDF por meio de pintura, coloração, desenhos e texturização, com canetas pincéis, de acordo com sua criatividade.

A oficina, que conta com distribuição de senhas gratuitas na central de atendimento, acontece no quiosque e é dividida em duas turmas, a primeira, das 16h às 17h; a segunda, das 17h às 18h.

Serviço

O Sesc Thermas fica na Rua Alberto Peters, 111, no Jardim das Rosas.

Fonte: www.portalprudentino.com.br