Interessados podem se inscrever diretamente na unidade escolhida ou no site da instituição. Foto: Reprodução

Aulas são destinadas a quem tenha concluído o ensino fundamental e busque capacitação para o primeiro emprego; inscrições seguem até o dia 5

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) de Presidente Prudente está com inscrições abertas para 64 vagas gratuitas na modalidade aprendizagem industrial. Os cursos oferecidos são mecânico de usinagem e eletricista de manutenção eletroeletrônica. As aulas serão iniciadas no primeiro semestre de 2019, no período da tarde.

O curso de aprendizagem industrial é gratuito e destinado a candidatos que tenham concluído o ensino fundamental e que buscam capacitação para o primeiro emprego. No site do Senai-SP, é possível consultar as vagas para todo o Estado de São Paulo.

Para participar do processo seletivo, é necessário que o candidato tenha no mínimo 14 anos na data de início das aulas e no máximo idade que lhes permita concluir o curso antes de completar 18 anos, exceção feita aos cursos de ceramista de louças sanitárias, construtor de carrocerias de ônibus, eletricista de manutenção eletroeletrônica, ferramenteiro de corte, dobra e repuxo, ferramenteiro de moldes para plásticos, mecânico de manutenção de veículos pesados e rodoviários, mecânico de refrigeração e climatização e operador de processos de transformação de polímeros, em que é exigido, no mínimo, 16 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 24 anos.

Para as áreas de carpinteiro telhadista, construtor de edificações, eletricista de redes de distribuição subterrâneas de energia elétrica, eletricista industrial, eletricista instalador, eletricista instalador predial, instalador hidráulico, instalador e reparador de equipamentos de telecomunicações, instrumentista montador, montador de sistemas eletroeletrônicos, operador ceramista de placas de revestimento, operador de controle de processos siderúrgicos, operador de injetora de plástico, operador de processos de fabricação de joias e folheados, operador de processos de fundição, pintor de obras e serralheiro, em que é exigido, no mínimo, 17 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 24 anos.

Nas ocupações de almoxarife de obras, eletricista de manutenção de locomotivas, eletricista de redes de distribuição de energia elétrica, mecânico de manutenção de locomotivas e vagões, montador de equipamentos elétricos, operador de movimentação e armazenagem de cargas, operador de processos de abate e desossa de bovinos, operador de processos de beneficiamento têxtil, operador de processos de tecimento, operador de processos químicos, operador de processos químico e mineral, operador de processos siderúrgicos, operador de processamento de cervejas, operador polivalente de tecelagem plana e soldador, em que é exigido, no mínimo, 18 anos na data de início do curso e, no máximo, idade que lhes permita concluir o curso antes de completarem 24 anos.

Ao final do curso, os alunos recebem certificado de aprendizagem industrial.

Inscrições e prova

Os interessados podem se inscrever até às 21h do dia 5 de setembro, diretamente na unidade escolhida pelo candidato ou por meio do link: http://www.sp.senai.br/institucional/4828/0/aprendizagem-industrial. A prova será realizada no dia 23 de setembro e o gabarito será divulgado no endereço www.sp.senai.br e nas escolas a partir das 14h do dia 24. Já o resultado final pode ser conferido a partir das 14h do dia 3 de dezembro.

Os aprovados na primeira chamada deverão matricular-se entre os dias 3 e 5 de dezembro. Os suplentes, em primeira chamada, podem se matricular no dia 6, e os da segunda chamada no dia 7.

Serviço

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser obtidas no site da entidade: www.sp.senai.br.

Com AI do Senai-SP