Da Redação

Em 31/05/2021 às 20:35

Vários galões para recolhimento de óleo de cozinha usado foram disponibilizados em diversos pontos da cidade (Foto: Marcos Sanches/Secom)

 

Nesta segunda-feira (31), tiveram início as ações da Semana Municipal do Meio Ambiente, em Presidente Prudente. A iniciativa, em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, visa despertar a conscientização da população em relação aos cuidados com o meio ambiente.

Vários galões para recolhimento de óleo de cozinha usado foram disponibilizados em diversos pontos da cidade. “Essa iniciativa tem por objetivo contribuir com as famílias em situação de vulnerabilidade, além de preservar o meio ambiente. A cada quatro litros de óleo usado arrecadados, um litro de óleo novo ou dois detergentes serão doados para Secretaria de Assistência Social, sendo distribuídas às famílias atendidas pelas políticas sociais”, explica o secretário de Meio Ambiente, Fernando Luizari.

Os galões para depósito estão disponíveis em supermercados, Câmara Municipal, Prefeitura, entre outros prédios públicos. Para que seja descartado, o conteúdo precisa estar armazenado em garrafa pet.

Programação

Nessa terça-feira (1º), a programação segue com o plantio de 500 mudas de ipê no ‘Memorial das Vítimas da Covid-19’, em frente ao Parque dos Pássaros, na Avenida Ana Jacinta, Cohab. O ato contará com a presença de familiares que representarão servidores municipais e funcionários da Prudenco, vitimados pelo vírus.

Também haverá distribuição de mudas em parceria com a Polícia Ambiental. Já na quarta-feira (2), será lançado o projeto “Plante uma Árvore”, em parceria com o Hospital Regional.  

Dentre a semana, também estão inclusas palestras aos alunos da Escola Estadual Prof. Joel Antônio de Lima Genésio, via Google Meet, com os seguintes temas: “Consumo Consciente”, “Nascentes no entorno da escola e ações de preservação ambiental em Presidente Prudente” e “Crise Ambiental”.

Por fim, no sábado (5), às 9h, será feito o plantio de mudas na rotatória do cruzamento das avenidas Ana Jacinta e Elson Neres da Silva. Também terá continuidade a intervenção nas rotatórias para conscientização do descarte irregular de lixo, que causou espanto e movimentou as redes sociais, com a exposição de entulhos, sofás velhos, embalagens plásticas, restos de móveis, madeiras e galhos. 

Fonte: www.portalprudentino.com.br