Cidade contabilizou 374 registros de picadas em 11 meses

Da Redação

Em 07/01/2022 às 12:00

Morador que encontrar um escorpião em sua residência deve afastá-lo com objeto, sem contato direto, ou prendê-lo em algum recipiente (Foto: Marcos Sanches/Secom)

 

Com a chegada do verão, cresce a preocupação com o aparecimento de escorpiões. Em Presidente Prudente, foram contabilizados 374 registros de picadas em apenas 11 meses, sendo oito bairros liderando o ranking de alta incidência do animal invertebrado.

Nesta semana, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) deu início a um trabalho para prevenção e controle da população de escorpiões. Os trabalhos começaram pelo Residencial III Milênio. No decorrer da semana, outras regiões da cidade também serão vistoriadas, incluindo os distritos.

O bairro registrou o aparecimento de uma grande quantidade do animal em uma única residência. “Não adianta eu limpar o meu quintal e o vizinho deixar o dele sujo. A comunidade precisa ser consciente, principalmente onde há crianças e idosos”, comenta o gerente do CCZ, Ricardo dos Santos (Pisca).

De acordo com ele, as ações são realizadas para orientar os moradores quanto aos cuidados necessários. “Orientamos a manter o local limpo e sem entulhos. A sujeira e o acúmulo de lixo favorecem o aparecimento do animal”, frisa.

A equipe do CCZ também notifica os proprietários de terrenos em condições consideradas inapropriadas. “O proprietário tem 15 dias para regularizar a área. Após esse período, a equipe volta ao local para verificar se a área foi limpa. Caso não tenha sido, aplicamos a multa”, explica.

O valor da multa corresponde a 60 UFMs (Unidade Fiscal do Município), porém, este valor pode chegar a 90 UFMs, caso haja reincidência. Desde 1º de janeiro de 2022, uma UFM equivale a R$ 4,4181 (quatro reais, quatro mil, cento e oitenta e um milésimos de real).

Em números

O CCZ realizou 792 vistorias em 2020, além de outras 644 no ano passado, a maior parte delas realizadas após denúncias de terrenos sujos. Os bairros com maior incidência são Humberto Salvador, São Lucas, São Judas, Cedral, Sumaré, Cohab, Mediterrâneo e Jequitibás.

Dados da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), de janeiro a novembro de 2021, mostram 374 acidentes por picadas.

Orientação

Conforme orientação do órgão, o morador que encontrar um escorpião em sua residência deve afastá-lo com objeto, sem contato direto, ou prendê-lo em algum recipiente. Em seguida, ligar para o CZZ. 

O CCZ atende pelos telefones: (18) 3905-4220 e (18) 3905-2156.

Fonte: portalprudentino.com.br