Presidente Prudente atingiu a primeira posição entre os municípios paulistas com mais de 100 mil habitantes no ranking “Previne Brasil”, indicador do Ministério da Saúde para o trabalho de atenção primária no setor da Saúde.
Na avaliação do segundo semestre, a nota de avaliação da atenção primária em saúde subiu de 9.49 para 9.71. Diferentemente dos semestres anteriores, o ranking nacional deixou de ser divulgado. Porém, no Estado de São Paulo, a nota dos dois quadrimestres coloca Prudente na primeira posição entre os municípios de grande porte do Estado de São Paulo.
O ranking qualifica sete indicadores, que compõem a nota dos municípios. Prudente se destaca na cobertura da vacinação da pólio e pentavalente (difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophilus influenza), com 90%; outro indicador relevante aponta que 96% das gestantes fizeram exames para detectar a sífilis e o HIV, e que 90% das grávidas também foram submetidas a exames odontológicos durante o pré-natal.
Municípios do mesmo porte ficaram para trás, como é o caso de Marília (nota 7.27), Bauru (nota 7.73), Assis (nota 8.08) e São José do Rio Preto (nota 8.12).
“As notas alcançadas podem influenciar nas proporções financeiras, sendo equivalente a qualidade do serviço prestado. Dentre os critérios avaliados, são sete indicadores que quantificam a nota. Temos excelentes avaliações, quatro indicadores acima de 70%, sendo três acima de 90%”, comenta o secretário municipal de Saúde, Breno Erbella Casari.
Ainda conforme o secretário, todas as equipes apresentaram melhora significativa nos indicadores individuais. “No geral, destaque para a equipe da ESF São Pedro e ESF Regina, que neste quadrimestre atingiram todas as metas dos indicadores do Programa Previne Brasil”, finaliza.
Fonte: Portal Prudentino
Foto: Secretaria de Comunicação