Da Redação

Em 08/08/2022 às 09:02

Procissão fluvial é realizada entre os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo desde 1948 (Foto: Arquivo/AI)

 

Na próxima segunda-feira (15), a Estância Turística de Presidente Epitácio realiza a 74ª Procissão Fluvial de Nossa Senhora dos Navegantes. 

Após dois anos de pausa devido a pandemia, a festa religiosa é retomada nos moldes tradicionais, com a procissão fluvial pelo grande lago formado pelo Rio Paraná, recepção no píer turístico e, em seguida, procissão terrestre até a Vila Tibiriçá. 

Ao término da celebração, a imagem de Nossa Senhora dos Navegantes retornará ao píer para regressar embarcada ao local de origem. “Retomar o evento no formato tradicional, contribui com o resgate e preservação de uma cultura que faz parte da identidade de dois Estados, além de movimentar a economia com o aumento do fluxo de visitantes que participam do evento”, diz o secretário municipal de Turismo e Cultura, Wantuyr Tartari.

A procissão fluvial é realizada entre os Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo desde 1948. Devido a sua importância cultural, religiosa e turística, a Festa de Nossa Senhora dos Navegantes contribuiu para que o município fosse classificado entre os três primeiros colocados no Prêmio Top Destinos Turísticos do Estado de São Paulo em 2021. 

Programação

– 09h Acolhida da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes no Píer de Presidente Epitácio;
– 9h15 Procissão terrestre do Píer até a Capela São José/Nossa Senhora dos Navegantes na Vila Tibiriçá;
– 10h Missa Solene;
– 12h30 Retorno em Procissão Fluvial da imagem de Nossa Senhora dos Navegantes com saída do Píer de Presidente Epitácio/SP para o Distrito de Nova Porto XV/MS.

Fonte: www.portalprudentino.com.br