Ronda Programada ocorre rotineiramente e pode ser solicitada nos postos da PM. Foto: Arquivo

Corporação esclarece que serviço deve ser solicitado em postos da corporação próximos da residência e não pelo telefone 190

GABRIEL BUOSI – Da Redação •  03/07/2018 05:13:00

s 21 municípios atendidos pelo 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), região de Presidente Prudente, em períodos de viagens, não apenas agora no meio do ano, podem solicitar a Ronda Programada, que é um serviço solicitado nos postos da corporação e não via 190, como muitos imaginam. O benefício permite patrulhamento específico para quando os moradores estiverem ausentes das residências. Ainda sobre este período de férias, o Corpo de Bombeiros salienta a necessidade do cuidado redobrado com as crianças e alerta para medidas que devem ser tomadas em caso de emergências.

Segundo a Polícia Militar, é importante salientar que a solicitação da Ronda Programada deve ocorrer no Posto Policial mais próximo da residência do morador, onde ele deve preencher um formulário específico para o atendimento, bem como o recebimento de orientações sobre o serviço. “Trata-se de um trabalho de vigilância especial, pois a viatura responsável pelo policiamento do setor inclui no seu itinerário de patrulhamento a residência que ficará temporariamente desocupada durante a viagem dos moradores”, expõe.

A corporação lembra que a procura por este serviço é rotineiro e traz orientações para este momento de viagens em famílias, como: não colocar informações sobre a viagem em redes sociais; deixar uma pessoa responsável pela residência; solicitar ao responsável para que mantenha o quintal limpo; que recolha as correspondências, jornais e revistas; nunca deixar luzes acesas durante o dia; alertar os vizinhos de confiança sobre a viagem; e orientar os vizinhos para que informe à Polícia Militar, pelo telefone 190, da presença de pessoas estranhas nas imediações da casa, ou diante da constatação de barulho no imóvel.

Férias escolares

De acordo com o Corpo de Bombeiros, os cuidados vão além das residências, uma vez que é necessária a atenção redobrada com crianças dentro de casa, nestes períodos de férias, ou até mesmo durante viagens. O tenente da corporação, Rafael Rangel Torres, esclarece que por ficarem mais tempo em casa por causa do recesso escolar e demais atividades, acidentes domésticos se tornam comuns. “Normalmente se tratam da ingestão de alguma substância e até mesmo queimaduras. A indicação é sempre ligar para o telefone 193”, esclarece.

Ainda conforme o tenente, em situações de emergência, com o apoio dos oficiais via telefone, os próprios pais conseguem resolver o problema, que será amparado com o envio de viaturas simultaneamente. “O importante é não usar receitas caseiras, em casos de queimaduras, por exemplo, deixar os cabos das panelas virados sempre para dentro e não fora do fogão e tomar cuidado com produtos de limpeza, que geralmente possuem cheiro e cor atrativos”. A solução para todos os casos, contudo, é o 193.

SERVIÇO

A Ronda Programa deve ser solicitada em qualquer um dos postos da Polícia Militar espalhados pelos 21 municípios atendidos pelo 18º BPM/I (Batalhão de Polícia Militar do Interior), região de Presidente Prudente. O serviço consiste na inclusão das residências no patrulhamento diário, no período em que não houver moradores em casa.

Fonte: http://www.imparcial.com.br