Da Redação

Em 03/05/2022 às 15:31

Assinatura do decreto será no dia da padroeira carmelita: 16 de julho (Foto: Pascom Maristela)

 

A Paróquia Nossa Senhora do Carmo, localizada na Vila Maristela em Presidente Prudente, será elevada a Santuário Diocesano. O anúncio foi feito pelo bispo Dom Benedito Gonçalves dos Santos, durante a 19ª edição do Caminhando com Maria.

Com origem no século XII, Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo é um título dado à Virgem Maria. Na época, os carmelitas sofriam as dores da perseguição religiosa, e alguns deles, fugidos, chegaram até à Europa. 

No dia 16 de julho, com as preces de Simão Stock, Nossa Senhora do Carmo apareceu para ele rodeada de anjos, na Inglaterra, entregando um escapulário. Desde então, é impossível contar sua história sem se lembrar do escapulário, símbolo de armadura, proteção e acolhimento da Mãe.

Segundo o padre Rodrigo Gomes, a elevação da paróquia a Santuário Diocesano de Nossa Senhora do Carmo é importante para ‘abrir as portas definitivamente e romper’ os limites geográficos. 

“Um santuário possui essa característica única: acolher pessoas de toda parte para conceder sacramentos e fortalecer a religiosidade popular”, diz.

A proposta

A proposta em transformar a paróquia em Santuário busca abraçar as pessoas que procuram a comunidade e que provêm de outros bairros, cidades e até mesmo de outros estados, como no caso dos acampamentos que ocorrem na Nossa Senhora do Carmo. 

“O atendimento diário é um incentivo à devoção, para motivar pessoas a ter este encontro com Deus e fomentar ainda mais a fé. E está é a função de um Santuário, ser sempre um local de alento, um colo em todos os momentos”, explica o padre.

Fonte: www.portalprudentino.com.br