Linha Saúde recebe aprovação dos moradores que precisam utilizar o transporte. Foto: Marcio Oliveira

Transporte coletivo da empresa Prudente Urbano visa levar os moradores aos pontos próximos às unidades de saúde locais

ROBERTO KAWASAKI – Da Reportagem Local •  17/07/2018 06:29:00

Linha Saúde começou a circular ontem, pelas vias de Presidente Prudente. Com o objetivo de transportar os moradores da cidade às unidades de saúde locais, o serviço tem agradado aqueles que vão fazer o uso do coletivo para atendimentos médicos. A reportagem foi a um ponto de ônibus nas proximidades do HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, para saber o que a população tem a dizer sobre a linha especial, que circula por 17 unidades, e o retorno foi positivo.

Enquanto aguardava o coletivo para ir embora, Jair Pereira Diniz, 53 anos, afirma que já precisou utilizar o transporte público para ir às unidades de saúde da cidade, com isso, acredita que uma linha de ônibus especial será de “grande valia” para os moradores da cidade. “Em outras oportunidades precisei utilizar o coletivo para ir ao médico, e nunca tive problema algum”, garante.

No entanto, Jair acredita que o “tumulto” para que todos peguem a mesma linha seja uma desvantagem para o transporte. “A pessoa vai viajar em pé, porque os ônibus são pequenos e não comportam todos sentados, e quando chegar ao hospital, por exemplo, vai correr o risco de ficar em pé aguardando atendimento”.

Quem está contente com a nova linha de ônibus disponível na cidade é Maria de Fátima Lima da Silva, 57 anos. Moradora do Brasil Novo, explica que nunca precisou pegar dois transportes para buscar atendimento médico, pelo fato de o itinerário deixá-la diretamente onde precisa ir. “Estou achando este serviço muito bom, e facilita a vida de muitos moradores que precisam atravessar a cidade para ter acesso à saúde, principalmente a dos idosos”, explica.

A linha especial vai facilitar a vida não só dos moradores de Presidente Prudente, como também de pessoas de outras localidades que precisam se deslocar de uma unidade de saúde a outra. A dona de casa Suzeli Lanut, 43 anos, reside em Santo Anastácio e, quando precisa ir ao médico, vem à cidade com o transporte que a Prefeitura de lá oferece aos moradores. “Meu tio está internado aqui, então, não preciso me deslocar para outras unidades, apenas desço e espero para ir embora. Mas já aconteceu de eu ter que ir a outro local, e pegar transporte coletivo daqui, e se precisar, vou utilizar a Linha Saúde”, afirma.

SAIBA MAIS

Como noticiado por este diário, o projeto tem o objetivo de ajudar os usuários de transporte coletivo a terem maior acesso a hospitais, UPAs 24h (Unidades de Pronto-Atendimento) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. O coletivo da empresa Prudente Urbano fará o percurso para 17 unidades de saúde, após reivindicações dos moradores pela inserção da linha especial. Para saber os horários e endereços dos pontos por onde o especial passa, é preciso acessar o site www.prudenteurbano.com.br, e buscar pela linha 139.

LOCAIS ONDE A LINHA SAÚDE DEIXA OS PASSAGEIROS

– UBS Ana Jacinta;

– Caps I Ana Jacinta;

– UBS Vila Real;

– Caps I Cecap;

– Cohabão;

– UBS Jardim Guanabara;

– UPA Jardim Guanabara;

– UBS Brasil Novo;

– UBS João Domingos;

– Hospital Iamada;

– Hospital Morumbi;

– Hospital Regional;

– Santa casa;

– Hospital do Câncer;

– Palácio da Saúde;

– Clínica Santa Catarina;

– Hospital Nossa Senhora das Graças.

Fonte: Prefeitura de Prudente

Por: http://www.imparcial.com.br