Na fase laranja, só podem reabrir, com restrições, comércios de rua, concessionárias, escritórios em geral e shoppings (Foto: Arquivo)

ROGÉRIO MATIVE

Em 21/08/2020 às 15:11

Dos cinco índices analisados pelo Governo do Estado de São Paulo para classificar as regiões no plano de flexibilização da quarentena, dois deles foram os responsáveis pela manutenção do Oeste Paulista na fase laranja – quando o comércio pode abrir com restrição de horários.

Na entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (21), quando é revelada a atualização do quadro, a região apresentou classificação laranja para os índices de internações e de óbitos. Em Presidente Prudente, foram 13 mortes provocadas pelo coronavírus nos últimos seis dias.

Com índice de 1,1, a região apresenta estabilidade no número de novos casos e, desta forma, está na faixa ‘amarela’ deste ítem. Já em relação a ocupação de leitos e a disponibilidade de vagas em hospitais exclusivas para pacientes com covid-19, os índices ganharam classificação ‘verde’.

Na fase laranja, só podem reabrir, com restrições, comércios de rua, concessionárias, escritórios em geral e shoppings. São seis as regiões que estão nesta etapa de mobilidade social e retomada econômica: Franca, Marília, Presidente Prudente, Registro, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto.

“Naturalmente, há ainda restrições preventivas. Mas são bons sinais que indicam que a epidemia em São Paulo está em declínio e o Estado começa a sair do platô. Esses bons sinais nos fortalecem no enfrentamento à pandemia, mas devem ser registrados com muita prudência, cautela e atenção”, diz o vice-governador Rodrigo Garcia (DEM).

Com piora acima da média nas taxas de casos, internações e mortes de pacientes com coronavírus, as regiões de Marília e São João da Boa Vista regrediram da fase amarela para a laranja. Os municípios destas áreas terão que voltar a proibir o atendimento presencial em bares, restaurantes, salões de beleza, academias e espaços culturais por ao menos duas semanas.

O novo período na fase laranja seguirá até o dia 6 de setembro.

O uso de máscaras em locais de acesso público e no transporte coletivo é obrigatório em todos os 645 municípios.

Fonte: www.portalprudentino.com.br