ROGÉRIO MATIVE
Em 05/01/2021 às 16:55
Nos últimos quatro anos, não foi apenas a prática do esporte por meio de treinos e competições que naufragou em Presidente Prudente. A sua história, recheada de momentos de glória, também foi abandonada. Nesta terça-feira (5), uma visita do prefeito Ed Thomas (PSB) ao Ginásio Municipal Watal Ishibashi constatou o descaso com título e troféus conquistados ao longo de décadas em diversas modalidades.
Amontoados em uma sala, foram encontrados dezenas de objetos que registram triunfos de atletas em campeonatos estaduais, nacionais e até internacionais. “Ginásio de Esportes de Prudente, ou o que restou dele. Graças a Deus que a estrutura é forte e podemos trabalhar, buscar recursos para reformar. Mas, o que entristece é ver [a situação dos] troféus conquistados pelos nossos atletas; amadores que se transformaram em profissionais, mas todos em cidadãos que construíram toda essa história. Aqui tem troféu até de 1930, feito de bronze”, relatou o prefeito.
“Olha a situação que estão os troféus, mereciam lugar melhor. A gente sabe que aqui precisa de dinheiro para reformar, mas esse patrimônio [o troféus] é só um lugar para guardar, era só isso”, disse.
Segundo o prefeito, todos os troféus e demais objetos que marcam as conquistas de décadas serão retirados do local. “Vou tomar a providência de já recolher e poder limpar, pois é a história de cada criança, adolescente, depois adulto. Está tudo aqui. Muito triste, muito triste”, pontuou.
Estrelas do esporte passaram pelo ginásio
Palco de centenas de jogos de futsal, basquetebol e voleibol em 52 anos, o Ginásio Watal Ishibashi foi destaque no encerramento dos Jogos Abertos do Interior de 1980. Em sua quadra, desfilaram atletas consagradas do basquete como Hortência, Oscar e Magic Paula, além da Seleção Japonesa de Vôlei. Também abrigou um Mundial Juvenil de Basquete.
As últimas conquistas foram pelo time masculino de basquete Semepp/Funada, que levou por duas vezes o título de campeão do Paulista da Segunda Divisão, em 2007 e 2008.
Sem manutenção
A última reforma realizada no equipamento esportivo foi em 2011 durante o governo de Mílton Carlos de Mello (Tupã), com a troca de telhado, pintura geral e recuperação do piso de madeira da quadra poliesportiva.
A maior revitalização foi feita no início da década de 2000, na gestão de Agripino de Oliveira Lima, após passar anos fechado e tomado por pulgas.
Esporte abandonado
Em 2018, o abandono do esporte prudentino foi retratado pelo Portal em editorial sobre a situação de penúria do Estádio Municipal Paulo Constantino (Prudentão).
O assunto ganhou repercussão nacional sendo abordado pelo jornalista Milton Neves, na Rádio Bandeirantes AM.
Fonte: www.portaprudentino.com.br