Da Redação

Em 18/10/2021 às 21:16

Prioridade é o buraco na cobertura, sendo ainda necessária manutenção preventiva, segundo engenheiro (Foto: Iury Greghi/Secom)

 

Erguido entre as décadas de 1940 a 1950, o prédio do IBC Centro de Eventos possui enorme estrutura com vão livre edificado por um madeiramento de lei que está apenas encaixado, ou seja, sem pregos, cravos ou parafusos. Desta forma, contou com a avaliação de um especilista após sofrer avarias durante o forte vendaval do dia 1º deste mês.

Tombado como patrimônio histórico, o antigo galpão do Instituto Brasileiro de Café precisará de reparos. “A ação ocorrerá em quatro etapas: avaliação geral da estrutura e identificação de pontos críticos; projeto de intervenção na estrutura e estabelecer cronograma de prioridades de manutenção;  acompanhamento das equipes que realizarão a intervenção na estrutura; e plano de manutenção preventiva”, detalha o secretário municipal de Obras, Mateus Grosso.

Construído por ingleses na primeira metade do século passado, sendo ocupado inicialmente pelo Estado como depósito de algodão, o prédio do IBC passou por vistoria do engenheiro civil especialista em Mecânica de Estruturas, Everaldo Pletz, da Universidade Estadual de Londrina (UEL). 

No fim de semana, o especialista fez uma análise da estrutura como um todo. Posteriormente, emitirá um relatório minucioso com as avarias encontradas para que sejam traçadas as ações.

“Nesta análise in loco, constatamos que a prioridade é o buraco na cobertura, sendo necessária também uma manutenção preventiva”, declara Pletz.

www.portalprudentino.com.br