Evento realizado pela Secretaria Municipal de Turismo com o objetivo de valorizar a gastronomia popular chega ao quinto ano consecutivo.
O prazo de inscrições para o concurso “A Melhor Comida de Buteco” começa nesta quinta-feira (8) e prossegue até o dia 23 de junho, em Presidente Prudente.
O evento, que será realizado de 6 a 23 de julho, faz parte da programação do Festival de Inverno do Centenário da cidade.
A iniciativa, realizada pelo quinto ano consecutivo através da Secretaria Municipal de Turismo, tem os objetivos de incentivar e valorizar a gastronomia popular, como fator cultural de grande importância para o segmento.
Segundo o secretário municipal de Turismo, Adauto Lúcio Cardoso, o concurso traz uma expectativa de movimentação positiva nos estabelecimentos, bares e restaurantes, que acabam levando para o público os pratos que são criados ou preparados especialmente para o evento.
Para participar do concurso, o estabelecimento precisa ser de Presidente Prudente, possuir Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) e ter alvará de funcionamento expedido pela Prefeitura, além de atender as exigências da Vigilância Sanitária Municipal.
Os interessados que se enquadrarem nos itens do regulamento deverão preencher a ficha de inscrição, que estará disponível na Secretaria de Turismo, no Centro Cultural Matarazzo, na Vila Marcondes. A participação no concurso poderá ser feita também através dos telefones 3902-9340 e 99735-0088 (WhatsApp). O regulamento também ficará disponível nas redes sociais da Secretaria de Turismo.
Critérios de avaliação
Todos os botecos inscritos serão avaliados quanto aos critérios de prato (receita inscrita), atendimento, higiene e temperatura da bebida.
Cada quesito avaliado receberá como notas os conceitos “ótimo” (5), “regular” (3) ou “ruim” (1). Se houver empate, a Comissão Organizadora utilizará a maior pontuação do item “atendimento”.
Para a escolha dos botecos vencedores, serão computados os votos “Popular” e dos “Julgadores Técnicos”. Para o “Voto Popular”, serão distribuídas para cada estabelecimento 100 cédulas de votação, criadas especialmente para essa finalidade.
Já para o “Julgamento Técnico”, a Comissão Organizadora escolherá uma equipe de juízes com conhecimento técnico de gastronomia, que, após visitação em cada um dos botecos inscritos, emitirão seus julgamentos obedecendo também aos critérios estabelecidos no regulamento e relatório individual.