“Nada acontece se você disser ‘não’!”. Esta é a mensagem que o Governo de Presidente Prudente quer transmitir com a Semana Municipal Antidrogas, iniciada nesta segunda-feira (19/06) e que segue até o próximo sábado (24/06). A ação, realizada pela Coordenadoria da Juventude, tem o objetivo de congregar diversas instituições envolvidas com a causa, como Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Tutelar, além do poder público municipal, em torno do fortalecimento de uma política de prevenção ao uso de drogas.
Ao lançar oficialmente a Semana, em cerimônia no Paço Municipal “Florivaldo Leal”, o prefeito Nelson Bugalho lembrou que a realização da Semana é uma das ações previstas na Agenda Municipal de Prevenção ao Uso de Drogas, uma estratégia da Prefeitura de Prudente e que prevê o cumprimento de dez medidas voltadas ao tema do combate à drogadição.
“Boa parte dos crimes violentos, como homicídio, latrocínio e roubo, tem como raiz o uso de drogas. Dessa forma, ao instituirmos essa agenda de prevenção, acreditamos que em longo prazo conseguiremos reduzir drasticamente os índices de criminalidade em nosso município”, declarou.
Além da Semana Antidrogas, a Agenda Municipal inclui a criação de um Comitê Intersetorial de Prevenção ao Uso de Drgoas, formado por nove representantes de Secretarias e Departamentos da Prefeitura, visando à execução destas diretrizes. O decreto que cria oficialmente o comitê foi assinado nesta mesma cerimônia.
Outro ponto de destaque é a disponibilização de oficinas culturais e esportivas nas Praças da Juventude e nos bairros mais afastados do centro. “Já determinamos a liberação de R$ 100 mil, a princípio, para promoção destas oficinas. Temos de mostrar aos jovens caminhos mais atrativos e saudáveis do que o mundo das drogas”, disse Bugalho.
Programação
A programação da Semana Municipal Antidrogas é vasta e inclui palestras, blitze educativas, intervenções culturais, panfletagem e pedágios em diversos pontos da cidade.
Nesta terça-feira, às 7h30, os aspectos jurídicos e sociais atrelados ao uso de drogas serão discutidos em palestra na Escola Estadual João Carlos Padilha, no Jardim Santa Mônica.
A programação segue na quarta-feira, também às 7h30, na Escola Estadual Joel Antônio de Lima Genésio, no Jardim São Gabriel. À tarde, o público-alvo são os alunos da Fundação Mirim, em palestra a ser realizada na sede da entidade. Os dois eventos terão como foco “o uso indevido de drogas”.
O ponto alto da Semana ocorre na quinta-feira, com o 1º Fórum Municipal Antidrogas. O evento ocorre das 9h às 12h, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU).
No mesmo dia, haverá palestras sobre os malefícios das drogas na Fundação Gabriel de Campos, às 14h30, e na sede da Cooperativa de Trabalhadores de Produtores Recicláveis de Presidente Prudente (Cooperlix), às 15h.
A sexta-feira será reservada para blitze e pedágios educativos, com o apoio da Polícia Militar. As blitze ocorrem simultaneamente nos cruzamentos das ruas Tancredo Neves e Abílio Nascimento (próximo ao terminal da Zona Leste), e na Washington Luiz com a Ribeiro de Barros (em frente ao Colégio Cristo Rei), a partir das 9h. Já o pedágio está marcado para as 20h, no Parque do Povo.
A Semana Municipal Antidrogas será encerrada no sábado, com apresentação cultural e panfletagem na Praça Nove de Julho, a partir das 9h. Já à tarde e à noite, ocorrem palestras de conscientização no Grupo de Jovens da Capela Nossa Senhora de Lourdes, na Capela São Bento, e no Interact Club de Presidente Prudente.
Para a realização da Semana Antidrogas, a Coordenadoria Municipal da Juventude tem o apoio da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Polícia Civil, Polícia Militar, Universidade do Oeste Paulista (Unoeste) e dos vereadores Demerson Dias (PSB) e Anderson Silva (PSB).
Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação