Concessionária decidiu investir em drones para flagrar furtos de energia elétrica (Foto: Cedida/AI)

Da Redação

Em 05/01/2021 às 10:50

Imagine atender 5,8 mil famílias por um mês com o serviço de energia elétrica. Este foi o prejuízo constatado na região de Presidente Prudente durante ações para coibir irregularidades e conscientizar a população. Com o auxílio de drones, foram flagrados mais de 200 “gatos” na rede elétrica nos últimos 12 meses.

De acordo com a concessionária Energisa, foram realizadas 1404 inspeções durante o ano passado, o que culminou com 218 irregularidades descobertas. “Ao realizar um procedimento ilegal na rede elétrica a pessoa coloca a sua própria vida e a de terceiros em risco”, diz o coordenador de Medição e Combate às Perdas de Energia, Felipe Marques Santos.

Os números englobam os 24 municípios atendidos pela distribuidora na região. As ações tiveram o apoio das polícias Civil e Científica, além do uso de drone. “As complexidades dos casos fizeram que as ações fossem mais elaboradas. O drone ajudou a acompanhar a movimentação de possíveis fraudadores desfazendo as irregularidades”, explica.

O total de energia recuperada na região foi de 1.044.330 quilowatt-hora, o que seria suficiente para abastecer 5.801 famílias pelo período de um mês. Já o valor recuperado foi de pouco mais de R$ 521.840,84. 

“Os furtos oneram a população e prejudicam o fornecimento, a arrecadação de impostos e a receita da empresa, comprometendo os investimentos na melhoria dos serviços. Empregamos tecnologia de ponta e ações coordenadas no combate das irregularidades, mas sabemos que a população tem papel fundamental nisso, denunciando pelos nossos canais de atendimento”, informa o coordenador, ao citar o investimento de.R$ 2 milhões em tecnologia para combater o crime.

Os flagrantes ocorrem principalmente quando as unidades consumidoras apresentam grandes variações de consumo ou denúncias são realizadas. A identidade de quem denuncia é mantida em total anonimato. 

A denúncia pode ser feita pelo telefone 0800 70 10 326 (ligação gratuita) ou pelo site: www.energisa.com.br.

O famoso gato

O furto de energia é o ato de desviar ou ‘puxar’ energia da rede elétrica, sem o conhecimento e a autorização da concessionária responsável e sem qualquer tipo de registro da energia consumida. São os famosos ‘gatos’ ou ligações clandestinas.

Já a fraude é caracterizada por um ato intencional de manipulação nos equipamentos de medição da concessionária, com o objetivo de reduzir ou ‘zerar’ o faturamento efetivo de uma unidade de consumo.

Ambos são crimes previstos no Código Penal Brasileiro: Fraude, Artigo 171 (estelionato) e Furto, Artigo 155. A pena para esses crimes é de um a quatro anos de reclusão.

Além disso, são cobrados os valores retroativos referentes ao período fraudado acrescidos de multa. Quando a fraude ou o furto são descobertos, o responsável também pode ter o seu fornecimento de energia suspenso.

Contas em atraso?

“Estamos sensíveis a este momento e temos feito todo o possível para que os clientes entrem 2021 com a vida financeira equilibrada. Por isso, estamos parcelando de acordo com o perfil de cada cliente, pelo cartão de crédito, pelo auxílio emergencial do Governo Federal e com entradas facilitadas. Além de ser uma excelente oportunidade, a negociação exclui o nome do devedor da lista dos órgãos de proteção ao crédito”, finaliza Santos.

Fonte: www.portalprudentino.com.br