Reformado em 2013, o Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’ deve passar por novas intervenções em breve. Com custo de R$ 1,7 milhão, o local deverá contar com catraca digital, separação de baias, elevador e poltronas.

O projeto foi apresentado pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). A obra será custeada com recursos provenientes do Fundo de Mobilidade Urbana, exclusivo para investimentos em melhorias na estrutura viária e de transportes do município, não podendo ser aplicado em qualquer outra área.

“O projeto foi pensado para melhorar principalmente os fatores acessibilidade e segurança, com a instalação de um elevador”, conforme o engenheiro da Semob, Ádriner Sanfelici. Atualmente, pessoas com mobilidade reduzida fazem uso da rampa pela área externa.

A área de embarque também será climatizada e as poltronas seguirão o padrão de aeroporto. Haverá separação das baias de embarque entre as viagens intermunicipais e interestaduais, com acesso por catracas digitais. As grades das baias serão substituídas por estruturas de alumínio e vidro, além de vidraçarias por todo interior, modernizando a estrutura.

“Na parte inferior, serão instalados guichês para venda dos bilhetes das passagens intermunicipais, que hoje acontece sem qualquer organização, na fila do embarque”, diz.

A praça de alimentação será remodelada, contemplando dois comércios diferentes. Com a execução do projeto, o local será regulamentado, sendo possível controlar o acesso, principalmente na área de embarque, garantindo maior segurança aos usuários, promete o engenheiro.

“Os banheiros também serão realocados e com acessibilidade. Também no piso inferior, haverá um balcão de informações”, detalha.

Na parte superior, os guichês serão padronizados, com corredor para livre acesso, nova iluminação e forro rebaixado. Também haverá locais para comércio, que hoje estão em desuso, além de um local para ‘achados e perdidos’.

Em ambos os pisos, haverá salas de monitoramento, onde ficarão as equipes da Polícia Militar. A área externa também receberá melhorias, como remodelação da área de táxi e inclusão de um espaço verde com jardim, além de pintura completa nas cores do município.

Conforme o secretário da Semob, Cézar Gardim, a obra será licitada em breve, com conclusão em até 12 meses.

Segunda reforma

Inaugurado em 1974, o Terminal Rodoviário ‘Comendador José Lemes Soares’ completará 50 anos em 2024. Ao longo desse tempo, o local só passou por reforma uma única vez, há mais de uma década.

 

 

 

 

Fonte: Portal Prudentino

(Foto: Divulgação/Semob)