ROGÉRIO MATIVE

Em 05/12/2021 às 10:50

Para a baixa média de chuvas, os meses de fevereiro, abril, setembro e novembro foram determinante (Foto: Sérgio Borges/NoFoco)

 

Prestes a completar 1/4 do calendário de dezembro, a cidade de Presidente Prudente segue com tempo seco e temperaturas altas. Desta forma, caminha para repetir a ‘secura’ registrada em 2019, quando contou com apenas 943,2 milímetros (mm).

Até o momento, foram 89 dias com precipitações; porém, somando 777 mm. O mês de novembro, por exemplo, fechou com míseros 72.6 mm, segundo dados do Departamento de Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Unesp.

O cenário é bem diferente do visto no ano passado, quando foram 1.388 milímetros.

Os ‘responsáveis’

Para a baixa média de chuvas, os meses de fevereiro, abril, setembro e novembro foram determinantes. Nesses três meses, o município totalizou 140 mm; sem contar o mês de julho, tipicamente seco devido ao inverno, abril foi o período mais seco de todo ano: apenas 4 mm.

Temperaturas

O mês de setembro segue em primeiro no ranking de ‘mais quente’, com máxima de 40.9ºC. No mês passado, a máxima atingiu 36.6ºC.

Próximos dias

Segundo o Centro de Meteorologia IPMet/Unesp, uma massa de ar seco atua no Estado de São Paulo, deixando o tempo estável com predomínio de sol e poucas nuvens em praticamente todas as regiões. 

Na segunda-feira (6), a aproximação de um sistema de baixa pressão pelo oceano provoca nebulosidade e chuvas isoladas. As temperaturas ficam amenas durante a manhã e em elevação no período da tarde. 

Fonte: www.portalprudentino.com.br