Em Presidente Prudente, a conscientização de pessoas físicas e empresas sobre a importância da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) a projetos sociais mostra crescimento. Com aumento na arrecadação, a segunda fase da campanha mira as pessoas físicas, com início em março.

Conforme os dados apresentados pela Receita Federal referente à primeira fase da Campanha 2023/2024, foram destinados pelos contribuintes R$ 2.994.138,80.

O balanço aponta aumento expressivo para projetos que visam promover melhor qualidade de vida do idoso por meio do Grupo de Empresários e Profissionais Amigos do Idoso (Gepai). De R$ 324.430,74 na última campanha, o valor bateu R$ 1.209.205,00. Já para o Grupo de Empresários e Profissionais Amigos da Criança (Gepac), foram R$ R$ 1.784.888,80.

Na primeira fase, também houve algumas arrecadações de pessoas físicas que preferem adiantar o IR por meio do boleto. Para o Gepai, foram destinados R$ 85.750,00. Já ao Gepac, as pessoas físicas enviaram R$ 496,286,79.

Próxima fase

As pessoas físicas são o alvo da segunda etapa da campanha, que começa em março, quando a declaração do Imposto de Renda é obrigatória a todos aqueles que se enquadram em uma série de regras, como quem recebeu rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70 em 2023.

A indicação da destinação aos programas Gepac e Gepai não acarreta nenhum ônus ao doador, uma vez que se refere a uma parte do valor do IR destinado à Receita Federal. O contribuinte deve demonstrar interesse ao seu contador para que a indicação seja feita no ato da declaração.

Assistidos

Em Prudente, o Gepac beneficia projetos de 14 entidades, que assistem cerca de 2.400 crianças e adolescentes. Já o Gepai atende cerca de 10 projetos selecionados, que contemplam diversos segmentos, como assistência, cultura e arte, tecnologia e atividade física, por exemplo.

 

 

 

Fonte: Portal Prudentino

Foto: Arquivo – EBC