Prudente tem 78 registros de suspeitas sendo monitorados (Foto: Reuters)

ROGÉRIO MATIVE

Em 19/03/2020 às 19:59

Nos últimos dias, circula em grupos de bate-papo nas redes sociais um possível caso de óbito de uma mulher provocado pelo coronavírus, em Presidente Prudente. A notícia falsa motivou a Clínica de Ortopedia São Lucas a emitir uma nota nesta quinta-feira (19) classificando o compartilhamento de internautas como “irresponsável”.

Cabe ressaltar que, oficialmente, a cidade não contabiliza nenhum caso positivo da doença até o momento.

Segundo dados oficiais, Prudente tem 78 registros de suspeitas sendo monitorados, com duas pessoas internadas.

É falso

O relato que narra a morte de uma paciente atendida por um médico da instituição é falso, segundo a clínica. “Vimos a público tranquilizar nossos pacientes, funcionários, colaboradores e população em geral, esclarecer que as notícias compartilhadas em redes sociais de forma irresponsável nos últimos dias são absolutamente distorcidas e, portanto, falsas”, rebate.

“Não há registros de atendimento ou admissão neste hospital, de quaisquer pacientes que estivessem com suspeitas, quiçá, confirmadamente contaminados pelo vírus Covid-19”, reforça o texto.

A clínica afirma que tomou ações de prevenção e conscientização de funcionários, além de seguir as diretrizes do Ministério da Saúde. “Pedimos assim que a população não divulgue notícias sem cunho oficial e confirmada sua veracidade evitando ainda maior sofrimento, pânico e sensacionalismo em redes sociais”, cita.

Dicas de prevenção:

– Cobrir a boca e nariz ao tossir ou espirrar;
– Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
– Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
– Não compartilhar objetos de uso pessoal;
– Limpar regularmente o ambiente e mantê-lo ventilado;
– Lavar as mãos por pelo menos 20 segundos com água e sabão ou usar antisséptico de mãos à base de álcool;
– Deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
– Quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos), e a circulação em mercados de animais e seus produtos.

Combate às fake news

O Governo do Estado possui um site específico para orientar a população sobre o tema e enfrentar a disseminação de fake news: www.saopaulo.sp.gov.br/coronavirus.

Nele, é possível encontrar explicações gerais e materiais para download, incluindo um Guia de Prevenção e uma relação de dúvidas frequentes, além de cartazes, vídeos e áudios de entrevistas com especialistas.

Fonte: www.portalprudentino.com.br