Quinta-feira, 3 de Maio de 2018

Em entrevista coletiva realizada na tarde desta quinta-feira (03/05), o prefeito Nelson Bugalho anunciou que irá manter o horário de funcionamento dos Prontos Atendimentos do Jardim Santana e Cohab, de segunda a segunda, das 19h às 7h.

Nas últimas semanas, cogitou-se alterar o expediente dos PA’s para das 17h às 22h, viabilizando assim a abertura da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da zona norte da cidade. No entanto, após reuniões com a equipe das secretarias de Saúde, Finanças, Administração e com os vereadores, a administração municipal optou por manter os horários inalterados, mesmo com a abertura da nova UPA.

“A prefeitura tem feito um esforço significativo para inaugurar a UPA da zona norte e ainda manter os PA’s do Jardim Santana, Cohab e a UPA do Ana Jacinta. Com isso, a cidade contará com quatro portas de entrada de urgência e emergência municipais, muito além de cidades de porte semelhante, como Marília [que conta com um PA e uma UPA] e Araçatuba [que dispõe de apenas um Pronto Socorro municipal]”, declarou o prefeito.

Outra mudança comunicada por Bugalho foi a de transferir a gestão da nova UPA para o Consórcio Intermunicipal do Oeste Paulista (Ciop), que já administra a unidade do Ana Jacinta. Como o Ciop terá de nomear profissionais aprovados em concurso público, dar prazo para que estes tomem posse, entre outras providências, a data de inauguração oficial da UPA da zona norte foi adiada para o fim de junho.

“Cabe lembrar que a manutenção de uma UPA chega a quase R$ 7 milhões por ano apenas com folha de pagamento, sem considerar gastos com insumos, alimentação, entre outras despesas. Todas as alterações visam oferecer a maior rede possível de saúde aos munícipes, sem que isso traga prejuízos a outras áreas importantes do município, como educação e assistência social”, citou o prefeito.

Fonte: Secretaria Municipal de Comunicação