O clima seco favorece a propagação de vírus e bactérias, desenvolvendo infecções nos animais
O tempo seco não afeta apenas a saúde dos humanos. A baixa umidade do ar, típica dessa época do ano, prejudica também a saúde dos pets.
Nesse período, a predisposição para as doenças alérgicas e respiratórias aumenta. De acordo com Caroline Mouco Moretti, médica veterinária e diretora clínica do Grupo Vet Popular, a baixa umidade relativa do ar favorece a propagação de vírus e bactérias – que sobrevivem por mais tempo em ambiente seco – e acaba desenvolvendo infecções de intensidade variada nos animais. “Os dias secos e frios podem debilitar a saúde dos pets, já que o clima prejudica o revestimento das mucosas, aumentando os riscos de sintomas típicos de doenças respiratórias, como a respiração rápida, superficial e ofegante, desânimo, falta de apetite, tosse seca e corrimento nasal”.
Animais que ficam mais ofegantes acabam dificultando a passagem dor ar, por isso é muito importante que os tutores proporcionem condições para que eles não adoeçam como manter os seus animais hidratados, deixando água fresca e limpa disponível o tempo todo, e diminuir a secura do ambiente.
“Para melhorar o clima dentro de casa, os responsáveis dos pets podem espalhar pelos ambientes bacias e recipientes com água, além de usar sem excesso e com cautela o umidificador. Toalhas molhadas também são ótimas para melhorar a secura e beneficiar o local”.
Manter o calendário de vacinação do animal em dia também é fundamental, já que as vacinas auxiliam a reforçar o sistema imunológico dos pets e previnem diversas doenças.