Por G1 Presidente Prudente

Fiscalização realizada pelos agentes da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) prossegue normalmente. 

Prefeitura de Presidente Prudente fará, a partir do próximo domingo (17), uma campanha de conscientização da população sobre o tema da segurança no trânsito. Com o slogan “Minha Escolha faz a Diferença no Trânsito”, a campanha irá divulgar, por meio de blitze, palestras e panfletagens, informações sobre vários procedimentos seguros no trânsito, o que inclui o respeito aos limites de velocidade nas vias públicas.

A medida foi anunciada nesta segunda-feira (11), com a confirmação da desativação dos radares de trânsito que funcionavam desde setembro de 2015 na cidade.

Além disso, a fiscalização no trânsito realizada pelos agentes da Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública (Semav) prossegue normalmente, segundo a Prefeitura informou em nota oficial ao G1.

“Cabe ressaltar que a Semav conta com o apoio de todos, inclusive dos veículos de comunicação de massa, para que ajudem a conscientizar a população para a necessidade de respeitar os limites de velocidade definidos pelas placas de sinalização de trânsito”, salientou o Poder Executivo.

De acordo com a Prefeitura, depois que as vias passaram ter um controle de velocidade, o número de mortes no trânsito em Presidente Prudente caiu 58,9%. Foram 55 mortes em 2015 e 23 em 2016.

Fim do contrato

O contrato da Prefeitura com a Politran, empresa responsável pela operação dos radares, venceu no domingo (10) e, atendendo a um parecer da Secretaria Municipal de Assuntos Jurídicos e Legislativos, não foi renovado.

Conforme o Poder Executivo, uma nova empresa será contratada mediante licitação.

“Até lá, os radares permanecerão inativos. A intenção da administração municipal é reformular o sistema de monitoramento por radares na cidade, incluindo novos locais, como a Rodovia Comendador Alberto Bonfiglioli”, enfatizou a Prefeitura em nota oficial ao G1.

Durante todo o ano de 2016, as multas aplicadas através dos radares totalizaram R$ 5.366.057,99 em Presidente Prudente. Foram 78.249 infrações – 33.424 no primeiro semestre e 44.825 de julho a dezembro.  

No período de janeiro a junho de 2017, os radares aplicaram 15.781 multas na cidade.

Outro lado

O presidente da Politran, Eduardo Alvarez Conradt, afirmou nesta segunda-feira (11) ao G1 que chegou a apresentar à Prefeitura uma proposta de prorrogação do contrato por tempo determinado, enquanto estivesse em andamento o trâmite do novo processo licitatório, mas a alternativa também foi descartada. Segundo ele, a Politran vê com “preocupação” a ausência do monitoramento na cidade, com a desativação dos radares que estavam em funcionamento desde setembro de 2015.

“A Politran está muito preocupada. Libera Presidente Prudente para voltar a ser uma pista de corrida. Vai voltar a ter problema. Propusemos a renovação do contrato por tempo determinado, até o fim da nova licitação, para não deixar a cidade sem monitoramento. Os equipamentos funcionam e funcionaram perfeitamente durante os dois anos de contrato”, contou Conradt ao G1.

Segundo ele, a Politran vai participar da nova licitação anunciada pela Prefeitura.

“A Politran está muito chateada, abalada e triste, mas vamos participar. A Politran vai ser o principal fiscalizador deste novo processo licitatório”, adiantou Conradt ao G1.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao