Ao longo de 12 anos em cartaz, o espetáculo “180 Dias de Inverno”, do Coletivo Binário, será apresentado no Teatro Paulo Roberto Lisboa, do Centro Cultural Matarazzo de Presidente Prudente durante três dias: de quarta-feira (1º) à sexta-feira (3). O grupo também fará ensaios abertos para estudantes e ministrará a ‘Oficina Cena Digital’. Todas as atividades são gratuitas.
A peça já foi vista por mais de 120 mil pessoas e passou por diversos festivais e cidades no Brasil, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília, Sorocaba, Piracicaba, Itabira, São José dos Campos entre tantas outras.
A história é inspirada no texto “Minha Fantasma”, escrito pelo pintor, desenhista, escultor, escritor, cineasta, cenógrafo e compositor Nuno Ramos, com dramaturgia de Antonio Hildebrando.
Em cena, o diretor Nando Motta usa diversas linguagens cênicas, como o teatro, dança-teatro, instalação, vídeo mapping e cinema para contar a trajetória do personagem durante o período em que a esposa esteve doente, com severa depressão.
Todos esses elementos ajudam a construir um relato íntimo desse percurso, em parceria afinada com o cenário assinado por Renato Bolelli e Beto Guilger e a trilha sonora original composta por Barulhista.
Eles se unem para narrar o enfrentamento ao medo e às angústias da situação. Por outro lado, também vai mostrando o cansaço cada vez mais forte do personagem. “As linguagens nos ajudam a trafegar entre a delicadeza poética e a crueza real dos fatos narrados por Nuno Ramos”, revela o diretor.
Delicado e denso ao mesmo tempo, a peça se vale de uma dramaturgia fragmentada e cronologia não linear para tratar de um tempo suspenso para os personagens, com seus pensamentos, dores, divagações e esperanças. Três artistas em cena, Camilo Lélis, Fabiano Persi e Michelle Barreto, dão vida aos personagens Ele, Ela e o Outro (alter ego de Ele e Ela).
O cenário, composto por um grande espelho d’água com móveis semi-submersos e luminárias de teto inspirados pela frase ‘A beleza da iminência do desastre’ e na instalação Maré Mobília, ambas de autoria de Nuno.
“A imagem de um quarto afogado reforça a sensação latente de cansaço”, diz Nando Motta. Outra obra de Nuno que inspirou o cenário foi Casa Inundada, instalação em que o artista afunda, na lama, a casa em que passou sua infância.
Para a construção da trilha sonora, Barulhista capturou sons produzidos pelas falas, corpos e ações dos atores. “O resultado é uma trilha que dialoga diretamente com as cenas e com atores, dão mais vida e organicidade ao trabalho”, conta o diretor.
Em relação às projeções, que permeiam a encenação, a ideia é lançar o público ainda mais perto da história e trazer possibilidades de interpretação para as cenas. Para isso, são utilizadas imagens do interior de uma casa, gravadas em stopmotion, e desenhos animados. O desenho de luz emprega uma delicada dinâmica de luz e sombra para destacar a dualidade entre os momentos de extrema intimidade do quarto do casal e a aridez de uma sala de espera de hospital.
Os figurinos são assinados pelo premiado figurinista Paolo Mandatti, a iluminação é de Bruno Cerezoli e o material de vídeo é assinado por Hugo Drummond e Pedro Furtado. A preparação corporal é da bailarina Carla Normagna.
Serviço
Teatro Paulo Roberto Lisboa
Rua Quintino Bocaiúva, 749, Vila Marcondes
Dias: 1º, 2 e 3 de novembro | quarta, quinta e sexta, 20h;
Ingressos: Gratuito retirados online no site: www.coletivobinario.com.br ou 30 minutos antes de cada apresentação. Sujeito à lotação do espaço.
Capacidade: 500 lugares
Informações: www.coletivobinario.com.br
Ensaio aberto para alunos de escolas públicas
Dia 1º de novembro de 2023, 15h às 17h (fechado para escolas)
Oficina Cena Digital:
Dias: 02 e 03 de novembro, das 10h às 13h
Local: Teatro Paulo Roberto Lisboa
Inscrições pelo site www.coletivobinario.com.br a partir do dia 23 outubro.
Professor: Nando Motta
Carga horária: 02 dias (03 horas por dia)
Vagas: 20 participantes
Público Alvo: Jovens e adultos. Profissionais, professores e estudantes de teatro.
Material necessário para o aluno: Roupas pretas ou brancas sem estampas, celular com câmera (se possível).