Secretário Municipal de Saúde, Doutor Breno Casari, pede colaboração da população no enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue.

 

Após início de ano preocupante e momento de breve estabilidade dos casos de dengue no segundo trimestre de 2023, a dengue volta a ser preocupação das autoridades de saúde, em Presidente Prudente.

Na última terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente, divulgou os números da dengue na cidade. Segundo levantamento da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) a cidade soma 36.264 casos confirmados da doença em 2023. Outros 11.487 casos suspeitos foram descartados e 24 óbitos por dengue foram confirmados.

Segundo o Secretário Municipal de Saúde de Presidente Prudente, Doutor Breno Casari, “a situação está clara, já que tivemos quase 37 mil casos no começo do ano. O período do inverno seco nos ajudou, mas como já voltou a chover, o Índice Breteau está alto, então é muito importante que a população colabore, pois a dengue é um trabalho de prevenção. Então, é importante frisar que as pessoas olhem seus quintais para evitar agora para não termos problemas no final do ano”, pontuou o Casari.

Ainda segundo Casari “prevenção e ações desenvolvidas. O trabalho da VEM é contínuo, com foco no trabalho de orientação junto as igrejas, associações de bairros, meios de comunicação, porém 87% dos casos de dengue vem de dentro do domicílio. Então, as ações estão focadas para que as pessoas possam realmente olhar seus quintais e trabalhar em conjunto na prevenção”, enfatizou.

O secretário também esclareceu sobre os mutirões de visitas feitos por agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM): “Existe ainda uma previsão, sem data no momento, para o retorno dos mutirões, mas como a população também faz parte dessa sistemática, é importante que a população possa receber os agentes nas casas e que principalmente cuidem de seus quintais e terrenos mantendo limpo. Inclusive tem um projeto na Câmara Municipal que ja foi discutido e vetado, mas a Secretaria de Planejamento está vendo sobre o assunto em relação a cobrança por parte da Prefeitura para os munícipes que não fizerem a devida limpeza, isso seria feito pela Prefeitura e cobrado posteriormente. Então estamos trabalhando firme na conscientização junto de entidades, igrejas para que repassem nossas recomendações e reforcem a importância da prevenção e dos cuidados nos quintais”, finalizou Casari.

Fonte: Portal de Notícias Café com Prosa

Foto: Internet – Reprodução