ROGÉRIO MATIVE

Em 03/07/2021 às 12:00

Segundo o órgão, não houve aplicação de vacinas vencidas em Prudente (Foto: Arquivo/EBC)

Após a publicação de uma matéria pelo jornal Folha de S. Paulo sobre a possível aplicação de doses vencidas da vacina Astrazeneca, a preocupação tomou conta de parte da população e provocou uma corrida para conferência dos dados inseridos no cartão de imunização. Contudo, em Presidente Prudente, a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM) descarta a hipótese e aponta falhas no lançamento dos lotes no portal VaciVida, gerenciado pelo Ministério da Saúde.

Em Prudente, seriam cinco doses aplicadas supostamente com o produto vencido. Porém, as informações não ganham sustentação ao analisar o simples fato de cada frasco conter líquido para cinco aplicações. Em três unidades de Saúde, houve o registro de apenas uma dose aplicada, segundo levantamento do jornal.

“As ocorrências envolvendo o município dizem respeito a falhas no lançamento dos lotes das vacinas no portal VaciVida e, em dois casos específicos, o problema está relacionado à data de registro da aplicação”, diz a VEM, em nota.

Segundo o órgão, não houve aplicação de vacinas vencidas em Prudente. “Os problemas detectados no lançamento dos dados já foram corrigidos”, finaliza.

O que diz o Ministério

Conforme o Ministério da Saúde, até o momento, não há registro de municípios informando sobre o vencimento de lotes com vacinas Covid-19 nesta situação. “Estados e municípios que eventualmente tenham aplicado vacinas vencidas devem fazer a busca ativa e monitorar os casos. As doses aplicadas não devem ser consideradas válidas. A recomendação é que a vacina seja reaplicada com um intervalo de 28 dias”, orienta.

“Qualquer erro de imunização, como a aplicação de doses vencidas, deve ser notificado no sistema e-SUS. Essa orientação é de conhecimento dos gestores e está no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação [PNO]”, alerta.

Supostos lotes vencidos

De acordo com o jornal, os lotes supostamente vencidos seriam: 4120Z001; 4120Z004; 4120Z005; CTMAV501; CTMAV505; CTMSV506; CTMAV520 e 4120Z025. Todos lotes com numeração inicial 4120Z são referentes aos quantitativos importados prontos do Instituto Serum, da Índia. Outros foram fornecidos pela Opas/OMS.

O lote pode ser conferido na carteira individual de vacinação. Quem tiver recebido uma dose de um dos lotes de AstraZeneca e seguir com dúvidas pode procurar a unidade de Saúde para orientações.

www.portalprudentino.com.br