Pediatra ressalta importância da vacinação para prevenção da doença. Foto: Arquivo

Ministério da Saúde divulga que Estrela do Norte, Nova Guataporanga e Ouro Verde possuem baixos índices de vacinação

ROBERTO KAWASAKI – Da Redação •  04/07/2018 07:17:00

Na semana passada, o Ministério da Saúde informou que 312 cidades do país estão com risco de surto de poliomielite. Conforme os dados, na região há três municípios com baixos índices de cobertura vacinal contra a doença em criança menores de 1 ano, são eles: Estrela do Norte (7,14%), Nova Guataporanga (14,71%) e Ouro Verde (46,02%). Com base em dados referentes ao SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), que é um sistema online atualizado pelos municípios, acessado na semana passada, os mencionados possuem cobertura vacinal abaixo de 50%, o que acende um alerta para as instituições de saúde.

Mesmo com a poliomielite erradicada no Brasil desde 1990, é fundamental a manutenção das elevadas coberturas vacinais, acima de 95%, a fim de evitar a reintrodução do vírus no país. Em Ouro Verde, a Vigilância Epidemiológica tem divulgado informações e alertas em carros de som e veículos de comunicação. De acordo com Aline Aparecida Menezes Sanches, enfermeira do órgão, parte da população acredita ser “resistente” às doenças, e não busca a vacinação. “Assim como a imunização contra a gripe, sempre temos dificuldades em atingir grande parcela, porque falta a conscientização dos munícipes. Mas a prevenção é a melhor maneira para evitar problemas futuros”, acrescenta.    

Conforme a Vigilância Epidemiológica de Estrela do Norte, os dados divulgados pelo Ministério da Saúde “não corroboram” com a quantidade de atendimento de vacinação na cidade. De acordo com o órgão, é provável que tenha ocorrido erro no sistema que conferiu o balanço da cidade, contudo, afirma ter recorrido ao Estado a fim de buscar informações a respeito. Ainda assim, ressalta que as vacinações ocorrem frequentemente, assim como a capacitação de funcionários e treinamentos para melhor atender aos pacientes.

Assim como no município, a enfermeira da UBS (Unidade Básica de Saúde) de Nova Guataporanga, Fernanda Inácio Volpe, afirma que os dados divulgados “não condizem” com os atualizados no sistema. Para tanto, será feita uma reunião para conversar a respeito de tais inconsistências. Ambos os munícipios não divulgaram os números cadastrados nos postos.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Ministério da Saúde, os dados divulgados foram acessados na semana passada, conforme a atualização realizada pelos municípios no sistema online, onde é acompanhada a cobertura vacinal nos locais, quando atualizadas pelos municípios.

Prevenção é importante

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, caracterizada por um quadro de paralisia flácida, de início súbito. O pediatra José Ferreira Vidal explica que ela surge, com maior prevalência, na primeira infância e ressalta ser necessária a vacinação entre os dois meses de vida até os cinco anos de idade, quando acompanhado o calendário de vacinação. Conforme o médico, a poliomielite pode causar a paralisia, uma alteração nervosa que ocasiona a alteração muscular e, em casos mais graves, pode levar à morte.

Para tanto, o pediatra reafirma a importância da vacinação nos primeiros meses de vida, e que “as famílias precisam ir aos postos de saúde levar as crianças para serem imunizadas contra qualquer doença”. “Hoje em dia, não toma a vacina quem não tem acompanhamento no posto de saúde, e é uma sequência de vacinações, uma reforçando a outra”, ressalta. Além disso, o médico diz que é importante ficar atento às campanhas que ocorrem na cidade, para não perder as datas.

SAIBA MAIS

Conforme o Ministério da Saúde, a falta de saneamento, as más condições habitacionais e a higiene pessoal precária constituem fatores que favorecem a transmissão do poliovírus. Com isso, a transmissão ocorre com maior frequência pela via fecal-oral, por objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores. Além deste, ocorre também pela via oral-oral, por meio de gotículas de secreções ao falar, tossir ou espirrar.

NÚMEROS

3 CIDADES DA REGIÃO ESTÃO COM BAIXOS ÍNDICES DE VACINAÇÃO

Números foram obtidos e divulgados pelo Ministério da Saúde, por meio do SI-PNI (Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações), atualizada pelos municípios.

7,14%

porcentagem de vacinação em Estrela do Norte

14,71%

porcentagem de vacinação registrada em Nova Guataporanga

46,02%

porcentagem referente à quantidade de vacinados em Ouro Verde

Fonte: http://www.imparcial.com.br