Índices Breteau e Infestação Predial estão altos, aponta VEM
Da Redação , às 11:23:00 de 20/10/2017
De todos os setores da cidade, a zona leste de Presidente Prudente é a que mais preocupa a Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM). Divulgado pelo órgão, o resultado do Levantamento do Índice Rápido de Infestação (LIRA) aponta possível risco de surto de dengue.
Em todo município, o Índice de Breteau (IB) – que é o número de recipientes com larvas – ficou em 1,5. Já o Índice de Infestação Predial (IIP) – que é o número de imóveis com larvas – ficou em 1,3. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) o índice é considerado situação de alerta.
Ainda conforme a OMS, acima de 4 é considerado risco de surto. E para chegar a tal número, bairros da zona leste estão próximos. A área 4, compreendendo os bairros Parque Furquim, Vila Furquim, Vila Marcondes, Parque Alvorada, Jardim Planalto, Santa Mônica, entre outros, teve o Índice de Breteau em 3,4. Já o Índice de Infestação Predial ficou em 3,2.
A diretora da VEM, Elaine Bertacco, diz que já era esperado índices altos na área 4. “Pois foram os locais onde os agentes, nos trabalhos de casa a casa e bloqueio contra criadouros, encontraram mais focos do mosquito Aedes aegypti [transmissor da doença]”, explica.
Em segundo lugar ficou a área 7, compreendendo os bairros Brasil Novo, Humberto Salvador, Jardim Guanabara, João Domingos Netto. O Índice de Breteau ficou em 2,4, enquanto que o Índice de Infestação Predial em 1,7.
“O município está em alerta, no entanto, só conseguirá combater o aedes aegypti com apoio da população, com ações diárias dentro e fora de suas residências, além do cuidado em não descartar lixos em áreas públicas”, finaliza.
Mutirão adiado
Devido à previsão de chuva forte para sábado (21), a Vigilância Epidemiológica cancelou o mutirão que seria realizado na zona leste.
Uma nova data será marcada e divulgada para a população nos próximos dias, segundo o órgão.