De visionário a patrão amigo, comunicadores que trabalharam com Mescoloti relatam histórias de companheirismo e compartilhamento de ensinamentos (Foto: Arquivo/AI/Câmara)

ROGÉRIO MATIVE

Em 10/12/2018

Na manhã desta segunda-feira (10), foi sepultado o corpo do empresário e radialista Nilton Mescoloti, no Cemitério São João Batista, em Presidente Prudente. Vítima de câncer, o ‘guardião do rádio’ faleceu na manhã de domingo (9). De visionário a patrão amigo, comunicadores que trabalharam com ele relatam histórias de companheirismo e compartilhamento de ensinamentos. 

“Uma das grandes paixões de Nilton Mescoloti foi o Jornal das 7, lançado em 1968, há exatos 50 anos. Nilton foi um dos apresentadores do Jornal das 7 juntamente com Geraldo Soller e José Cidalino Carrara, que deixaram essa bela herança ao Osvaldo Torino”, cita o jornalista Homero Ferreira.

Para o radialista Douglas Bezerra, o ex-patrão era um homem visionário. “Seu Nilton foi um patrão visionário. Ele deu um ritmo na comunicação do rádio prudentino. Na Comercial, a informação tinha que ter conteúdo e fonte”, pontua. 

“Ele tinha um lado humano fácil de notar. Um dia, eu não estava bem, com problemas pessoais. Ele percebeu pela minha voz quando ouvia o programa e me ligou. Um chefe sem igual no rádio. O meio empresarial prudentino e os clubes de serviço conhecem a sua importância e sentem a sua perda. Sinto como se estivesse perdendo alguém de minha própria família”, diz.

Segundo Ferreira, o ‘guardião do rádio’ deixa seu legado para a comunicação prudentina. “Nilton, que partiu nesse domingo antes do combinado, deixa a Rádio Comercial prestando serviço para a população de Presidente Prudente e região”, fala.

Outro relato é do radialista Ananias Pinheiro, que por 25 anos apresentou programas na Rádio Comercial. “Eu preciso dizer que muitas pessoas passarão por minha vida. Uns se foram, outros ainda permanecem. E tem aquelas que ficarão para sempre. Tudo o que sou, tudo que eu tenho, tudo aquilo que aprendi e tive a oportunidade para repassar a outras pessoas, teve a origem com o seu Nilton”, comenta.

“Desde o ano de 1984, quando então pela primeira vez falei em um microfone, foram mais de 25 anos juntos. Foi a única pessoa neste universo que me ajudou quando eu mais precisei. Dividiu o pouco que tinha comigo e com minha esposa Maria de Lourdes. O que tenho pelo ‘delegado’ é muita gratidão, muito respeito. Agradeço a Deus a oportunidade de me transformar em um homem justo, honrando todos os seus ensinamentos. Um homem sério, honesto e que sempre tratava as pessoas com respeito. Perco um grande amigo, um grande professor”, lamenta Pinheiro.

Luto

A Câmara Municipal de Presidente Prudente emitiu nota sobre o falecimento de Nilton Mescoloti. “Os vereadores da 17ª Legislatura da Câmara Municipal de Presidente Prudente, enlutados, manifestam pesar e sentimentos aos amigos e familiares pelo falecimento do radialista, empresário do ramo de autopeças e proprietário da Rádio Comercial AM, Nilton Mescoloti”, diz parte do texto.

Memórias guardadas

Preocupado em preservar a história do rádio, Mescoloti fundou o Centro de Memória do Rádio, que funciona no segundo andar do prédio que abriga a emissora. A principal finalidade é a preservação da história que envolve equipamentos e profissionais de comunicação de todas as emissoras da região. 

“Tudo que for disponibilizado – que vai além de 400 peças – servirá de subsídio para as pesquisas de estudantes e do público em geral. É a realização de um sonho”, disse Nilton Mescoloti, na época que abriu o espaço.

Dentre os equipamentos já catalogados e em exposição estão: transmissores, microfones, gravadores de acetato, cartuchos, fitas magnéticas de rolo e K7, discos em 78 RPM, discos de vinil, LPs, compactos. 

No local, uma completa seleção de receptores de rádio, câmeras fotográficas, projetores e filmadoras Super 8 e outros equipamentos antigos utilizados nas transmissões externas. Há ainda grande acervo de revistas que fizeram história no jornalismo brasileiro, além de diversas gravações históricas, incluindo programas e reportagens de grande repercussão.

Fonte: portalprudentino.com.br