Criminosos “aproveitam” a ausência de moradores nas residências para, em alguns casos, realizar furtos nos imóveis. Diante desse cenário, o Departamento de Comunicação Social do Comando de Policiamento do Interior -8 (CPI-8).

Segundo a responsável pelo Departamento de Comunicação Social da Polícia Militar, em Presidente Prudente, Capitão Débora Oliveira, o serviço pode ser solicitado em qualquer período do ano, porém acaba sendo mais propagado no período de festas ou feriados prolongados.

“A Ronda Programada é um programa da Polícia Militar que tem o objetivo de reforçar o patrulhamento naquelas residências que estão desabitadas momentaneamente, por motivo de férias dos moradores”, comentou a Capitão.

Ainda de Acordo com a Capitão Débora Oliveira, o serviço pode ser solicitado em qualquer época do ano, em que haja ausência dos moradores nos imóveis.

“A Ronda Programada funciona em qualquer época do ano, porém a gente acaba reforçando nos períodos de férias, mas funciona durante todo o ano e aquele morador que for se ausentar da residência, for fazer sua viagem, pode procurar durante o ano todo, uma base da Polícia Militar”, comentou.

Vale ressaltar ,que o serviço de Ronda Programada deve ser solicitado presencialmente, em uma Base da Polícia Militar e não através do Telefone 190, visto que o telefone deve ser acionado somente em situações de emergência.

Em Presidente Prudente, o serviço de Ronda Programada pode ser solicitado na Base Centro da Polícia Militar, na Praça 9 de Julho, na Sede da 5ª Companhia da Polícia Militar, na Rua Doutor Gurgel, ao lado da Delegacia Participativa da Polícia Civil, na Sede da 1ª Companhia da Polícia Militar, na Rua Fagundes Varela e na Base da Polícia Militar, na Rua Coronel Albino, no Parque São Judas Tadeu.

“O Telefone de Emergência 190, não pode ser utilizado para fazer esse cadastro da ronda, justamente por ser um telefone de emergência; então, o morador, ele vai buscar a base ou posto policial mais próximo da sua residência, em todos os municípios do estado… Na Base, o morador realizará um cadastro, informando seu nome, seu telefone de contato, o endereço de sua residência e o período em que ele ficará afastado”, esclareceu a Capitão Débora Oliveira.

 

 

Fonte: Café com Prosa Portal de Notícias

Foto: Internet – Reprodução