Rogério Mative
Em 27/12/2019 às 18:24
Sem deixar de atender o pedido da concessionária Prudente Urbano, porém, segurando o patamar pretendido, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) decidiu reajustar a tarifa do transporte coletivo em 3,65%. Desta forma, o prudentino terá que desembolsar R$ 4,25 a partir de 1º de janeiro.
O anúncio foi realizado na tarde desta sexta-feira (27), após técnicos da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob) entregarem parecer técnico sobre o pedido da empresa, que era de R$ 4,70, além das planilhas de custos de operacionalização e manutenção do serviço na cidade.
O decreto será publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico (DOE) de segunda-feira (30).
R$ 0,75 em um ano
Desde que assumiu a Prefeitura, Bugalho é responsável em conceder as maiores altas na tarifa de ônibus, exceto esta última. Em três anos, a passagem saltará de R$ 3,25 para R$ 4,25. Ou seja, exato R$ 1.
A maior elevação ocorreu em janeiro deste ano, quando houve reajuste de R$ 3,60 para R$ 4,10, culminando em 17% – o maior em 10 anos.
Para o bolso do usuário, o custo adicional é de R$ 18 por mês somados os dois últimos reajustes concedidos.
Sem ponto e linhas reduzidas
Desde que assumiu os trabalhos mediante ao novo contrato com nome fantasia alterado, a Prudente Urbano promoveu o corte de horários em várias linhas. É o caso dos itinerários Ana Jacinta x Cambuci e Ana Jacinta x Jardim Regina. Antes em hora em hora, alguns horários passaram para intervalos de 1h30.
Outro problema enfrentado pelos usuários é em relação ao último horário disponibilizado no período noturno. Se antes havia ônibus até 23h45 (passando pelo Centro), agora as linhas – em pequena parte – têm como última viagem partida as 23h. A maior parte encerra às 22h30 e 22h45.
A situação piora aos fins de semana e feriado, com horários ainda mais reduzidos.
Promessa não cumprida
Presentes nos planos de Mobilidade Urbana e de Reestruturação do Transporte Público, os terminais urbanos espalhados pelos quatro cantos de Presidente Prudente têm como missão principal proporcionar a integração total do sistema, diminuindo os custos de operacionalização e facilitando a vida dos passageiros que dependem de ônibus todos os dias.
Porém, após passar por anos abandonados, os equipamentos públicos seguem longe de oferecer comodidade, agilidade e conforto aos usuários.
Exigência para o aumento da tarifa, em janeiro deste ano, os terminais deveriam atender a população, progressivamente, desde o início de fevereiro.
Contudo, atualmente, eles servem apenas como “pontos gigantes” sem proporcionar integração entre eles. Caso fosse implantado, o sistema reduziria os gastos com passagens aos usuários que poderiam utilizar até dois ônibus pagando apenas uma passagem.
Atraso de pagamento e caso no MPE
A Prudente Urbano opera no município desde 1993, quando o então prefeito Agripino de Oliveira Lima interviu na extinta Brasília S/A. Na época, a Company Tur assumiu o transporte de forma emergencial junto com a Jandaia e empresas do grupo do também ex-prefeito Paulo Constantino.
Após vencer a licitação ao lado da extinta TCPP – ainda com o nome de Pruden Express -, a empresa seguiu à frente do serviço até 2017, quando foi realizado novo certame.
De lá para cá, a Prudente Urbano – operando sozinha – acumula centenas de reclamações de munícipes, quebras de ônibus com direito a perda de eixo, representações no Ministério Público Estadual (MPE), atraso no pagamento de outorga e investigação na Câmara Municipal, que foi arquivada em placar apertado.
Abaixo-assinado
Recentemente, a União das Entidades de Presidente Prudente e Região (Uepp) entregou um abaixo-assinado contra o valor da tarifa de ônibus praticado na capital do Oeste Paulista.
A entidade alega que a Prudente Urbano não cumpre as exigências do edital de licitação.
Fonte: www.portalprudentino.com.br