Estafada, UPA do Guanabara registra quase 600 pacientes em um único dia

ROGÉRIO MATIVE

Em 11/01/2022 às 15:27

UPA do Guanabara registrou a expressiva marca de 539 atendimentos nessa segunda-feira (10) (Foto: Secom)

 

Com Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) sobrecarregadas, funcionários e pacientes cansados, além de projeção de piora para os próximos dias, a Secretaria Municipal de Saúde de Presidente Prudente orienta que pessoas com sintomas gripais procurem primeiramente as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) visando desafogar os principais locais de atendimento e testagem.

A chegada da variante Ômicron já provoca uma explosão de novas infecções na região, com alto pico de taxa de transmissão para os próximos dias, conforme publicou o Portal. Desta forma, o secretário adjunto de Saúde, Marco Aurélio Lúcio, adianta que os atendimentos sofrerão maior tempo de espera.

“Os atendimentos serão demorados devido à alta demanda. As unidades particulares também estão enviando comunicados sobre o tempo de espera mais demorado. Então, a gente pede paciência para que não ocorra violência contra funcionários da Saúde, como ontem na UPA do Guanabara”, diz.

Na ocasião, um funcionário da unidade foi agredido por um acompanhante de uma paciente, que desferiu uma canetada na orelha da vítima. Nessa segunda-feira (10), a UPA do Guanabara registrou a expressiva marca de 539 atendimentos.

Pede paciência

“Nesse momento da pandemia com número elevado de atendimentos há duas semanas nas UPAs, pedimos à população um pouquinho de paciência. O atendimento requer muita atenção, documentação a ser preenchida, sistema do governo que sofre instabilidades constantemente. É um trabalho realmente moroso. Não é somente a coleta de amostras e passagem pelo médico”, reforça.

Segundo ele, medidas foram tomadas para suavizar o fluxo de pacientes nas UPAs, como a instalação de tendas para testagens e abertura de unidades de apoio em casos de sintomas gripais.

Unidades de apoio funcionam nas UBSs da Cohab e Jardim Santana | Foto: Secom

“Ao observarmos o aumento de casos nas UPAs, realizamos algumas intervenções. Dentre elas, a instalação de tendas nas UPAs para diminuir o número de pacientes dentro da recepção de cada unidade e, consecutivamente, a circulação do vírus e possíveis contaminações”, explica.

O secretário adjunto pontua que as unidades de testagem nas zonas leste, UBS do Jardim Santana, e oeste, UBS da Cohab, servem como referência para as UBSs, além de ajudar a desafogar o fluxo das UPAs e melhorar a assistência ao cidadão. No primeiro dia de funcionamento, os dois locais somaram mais de 200 atendimentos.

Deve procurar a UBSs

Desta forma, ele pede para que as pessoas com sintomas gripais leves se desloquem primeiramente para uma das 27 UBSs do município. “Depois de receber atendimento médico, se for necessário, a unidade vai agendar o exame para que a pessoa não precise ficar esperando tanto tempo nas unidades de testagem. Muitas vezes, o atendido nem está contaminado, porém, corre o risco ao permanecer nos locais com outras pessoas contaminadas”, alerta.

“Não vá na unidade de testagem de imediato. Todas as unidades têm um limite máximo de atendimento. Se todos apenas procurarem as UPAs, teremos uma sobrecarga nelas. As UPAs servem apenas para urgência e emergência. Fora disso, sintomas gripais podem ser atendidos nas UBSs”, frisa Marco Aurélio. 

Por fim, ele lembra sobre os cuidados básicos necessários no enfrentamento da pandemia. “As pessoas devem manter os cuidados básicos, como uso de máscara, lavagem das mãos, uso de álcool gel e distanciamento social. Isso é primordial. Nenhum esforço surtirá efeito se o cidadão não seguir os protocolos de segurança na pandemia”, finaliza.

Está com sintomas? O que fazer?

Quem apresentar sintomas gripais – covid-19 ou H3N2, vírus da Influenza – deve procurar uma das 27 unidades básicas de Saúde para o primeiro atendimento. Elas funcionam das 7h às 17h.

No período da noite, fins de semana e feriados: PAs do Jardim Santana e Cohab, além das UPAs do Guanabara e Ana Jacinta. 

Casos de urgência e emergência diretamente nas UPAs

Locais das UBSs e ESFs

Zona Leste

UBS Jardim São Pedro
Rua Afonso Flores, S/N, Jardim São Pedro

ESF São Pedro
Rua Paschoal Ciambrone, 195, Jardim São Pedro

ESF Parque Alvorada
Rua Milton Bissoli, 380, Parque Alvorada

UBS Jardim Santana
Rua Alberto Artoni, 190, Jardim Santana

ESF Vila Marcondes
Rua Bahia, 454, Vila Marcondes

ESF Jardim Cambuci
Rua Gualdino dos Santos, 45, Jardim Cambuci

Zona Norte

ESF Jardim Regina
Rua José Pimenta Filho, 500, Jardim Regina

UBS Jardim Guanabara
Rua Alberto Marochio, 93, Jardim Guanabara

UBS Brasil Novo
Rua Júlio Aranha, 120, Brasil Novo

ESF Morada do Sol
Rua Amélia Alves Gomes, S/N, Morada do Sol

ESF Parque Primavera
Rua Alvino Gomes Teixeira, 608, Parque Primavera

ESF Bela Vista
Rua Elydia Galbini Pinheiro, 31, Jardim Residencial Bela Vista 1

ESF João Domingos Neto
Rua Maria Menezes Alcântara, 116-B, João Domingos Neto

Zona Oeste

UBS Cohab
Avenida Ana Jacinta, 1245, Jardim São Paulo

UBS Belo Horizonte
Rua Coronel Albino, 3000, Jardim Belo Horizonte

UBS Parque Cedral
Rua Luiz André, 426, Parque Cedral

UBS São Judas Tadeu
Rua Armando S. de Oliveira, 1240, São Judas Tadeu

ESF Maracanã
Rua Rubens Pereira Leite, 546, Jardim Maracanã

ESF Maré Mansa
Rua Natalina Cordeiro Fonseca, 417, Maré Mansa

Zona Noroeste

ESF Jardim Leonor
Rua José Quirino da Silva, 206, Jardim Leonor

ESF Humberto Salvador
Rua Gilberto Janota Mele, S/N, Jardim Augusto de Paula

Zona Sudoeste

UBS Vila Real
Avenida Alberto Bonfiglioli, 2610, Vila Real

UBS Ana Jacinta
Avenida José Zerial, S/N, Ana Jacinta

Zona Sul

UBS Vila Nova Prudente
Rua Manoel Pimentel Júnior, 15, Nova Prudente

Distritos

ESF Montalvão
Rua dos Expedicionários, 37, Montalvão

ESF Floresta do Sul
Rua José Braulino, 83, Floresta do Sul

ESF Eneida
Rua Doutor Cerávolo, 206, Eneida

Fonte: www.portalprudentino.com.br