Da Redação
Em 11/04/2020 às 10:10
O Sesc lançou, nessa sexta-feira (10), a Plataforma Sesc Digital – o mais recente território virtual da instituição que convida o público para novas descobertas via internet.
Ao acessar sescsp.org.br/sescdigital, o visitante pode navegar por áudios, vídeos, imagens e publicações que compõem o acervo audiovisual da instituição, construído ao longo de seus (quase) 74 anos de história, celebrados no próximo mês de setembro.
São registros de diferentes expressões culturais, artísticas e físico-esportivas, como também dos programas socioeducativos mantidos pelo Sesc São Paulo. O endereço reúne ainda seleções inéditas de conteúdos, como a EAD Sesc Digital, uma ferramenta de educação a distância dedicada à oferta de cursos livres.
O acesso a todos os recursos e materiais disponibilizados é gratuito e irrestrito. “Em tempos de distanciamento social devido à pandemia causada pelo novo coronavírus, a ação integra o conjunto de iniciativas desenvolvidas pelo Sesc São Paulo para a continuidade de sua missão educativa e para a renovação do relacionamento com seus diversos públicos”, reflete Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo.
“Este projeto visa transpor as ações da instituição ao ambiente e à linguagem digitais, expandindo o alcance de suas práticas em ação e difusão cultural de forma substancial e diferenciada, fortalecendo assim seu compromisso com um processo educativo participativo, continuado e inclusivo”, complementa.
Conteúdos em Destaque
SescTV – séries e produções audiovisuais do canal do Sesc São Paulo, para consumo on demand;
Acervo Sesc de Arte Brasileira e Bienal Naïfs – registros fotográficos dos acervos constituídos, em alta resolução, para consulta, com textos explicativos das obras e artistas;
Centro de Pesquisa e Formação (CPF) – áudios de entrevistas, debates e cursos realizados nesta unidade do Sesc São Paulo, voltada à reflexão crítica e à produção de conhecimentos nos campos da educação, arte, gestão e mediação culturais;
Selo Sesc – canções e álbuns que dialogam com as mais diversas faixas etárias, interesses e gêneros musicais;
Instrumental Sesc Brasil – registros audiovisuais dos shows que integram o projeto – um espaço de encontro entre músicos novos e consagrados de diversas vertentes;
Publicações – parte das revistas, obras técnicas e catálogos publicados pela instituição;
Registros Históricos – seminários com temáticas socioeducativas, apresentações de dança, teatro, circo ou música, resgatados a partir da digitalização de acervo do Sesc.
Educação a Distância
Voltadas para todas as faixas de público, as formações trazem, em comum, o incentivo à prática do faça-você-mesmo. São de caráter introdutório, não exigem conhecimentos prévios e apresentam estrutura didática e autoinstrucional, baseada em módulos de 6 videoaulas, com 15 minutos cada.
São também disponibilizados materiais complementares exclusivos da EAD Sesc Digital para download, além de indicações de leituras e fontes complementares de pesquisa. A expectativa de dedicação estimada, para que um aluno aproveite cada curso e seu conteúdo relacionado, é de cerca de 10h.
Dois cursos já estão disponíveis: no inédito “Noções Básicas de Desenho e Narrativa de Quadrinhos”, qualquer pessoa pode viajar pelas etapas da construção de histórias em quadrinhos na companhia do desenhista Rafael Coutinho.
Já em “O Pintor Letrista – Lições Introdutórias em Pintura de Letra”, o público acompanha um breve panorama da história do desenho de letras populares no Brasil, na América Latina e no mundo, percorrendo origens, influências e simbologias dos fileteados de caminhão, além de outros adornos usados nas composições de letreiros.
Ainda na programação de abril, a partir do dia 17, o curso “Como Estamos Envelhecendo?”, em que Zezé Motta guia entrevistas e depoimentos de Eva Wilma, Alexandre Kalache, Claudia Fló e Diego Miguel sobre como viver mais e melhor, a partir de uma abordagem baseada no programa Trabalho Social com Idosos do Sesc SP; e “Viola Caipira”, com Ivan Vilela, com início no dia 24. O catálogo será expandido periodicamente.
Fonte: www.portalprudentino.com.br