Trabalho consiste em ligações ao paciente que está em isolamento para reforçar a importância da medida (Foto: Marcos Sanches/Secom)

Da Redação

Em 16/04/2020 às 10:00

Por telefone, agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal (VEM), com apoio de estudantes de Medicina, monitoram 72 pessoas que foram colocadas em isolamento domiciliar por telefone, após utilizarem o serviço Telessaúde, que foi criado para orientar à população sobre o coronavírus, em Presidente Prudente.

De acordo com a VEM, o trabalho consiste em ligações ao paciente que está em isolamento para reforçar a importância do mesmo, bem como quais as condutas que devem ser adotadas durante este período.

“Cada caso recebe uma atenção diferenciada. Há aqueles que requerem que o monitoramento seja diário e outros que possibilitam intervalos maiores”, explica Elaine Bertacco, supervisora da VEM.

A supervisora diz ainda que os pacientes recebem orientações ao procurarem por assistência médica. “Nos casos que requerem hospitalização, ao receberem alta médica as pessoas acabam não assimilando o montante de informação recebida”, diz.

Além das orientações, Elaine conta que durante o contato com o caso suspeito é feita a busca ativa por novos casos. “Questionamos se há comunicantes [pessoas que tiveram contato com o paciente] na residência ou no trabalho, se esses grupos apresentam sinais e sintomas, enfim. Em alguns casos, é necessário ainda realizar a busca ativa in loco”, detalha.

72 pessoas em isolamento

Na terceira semana de funcionamento, o Telessaúde totaliza 1.070 atendimentos. Deste total, 681 orientações foram efetuadas meio de telefone fixo, canal que representa a maior parte das demandas, ou seja, 64% do total. Outros 370 foram via WhatsApp, totalizando 34%. Outros 2% restantes, ou seja, 19 atendimentos via e-mail.

De acordo com balanço, a média de idade das pessoas que acionam o serviço é de 50 anos. Conforme detalhamento das características dos atendimentos telefônicos: 67%  ou seja, 458 atendimentos foram de mulheres;  Outros 33%, de 223 homens;

Em relação aos 681 atendimentos telefônicos, 531, ou seja, 78% foram orientações, de vacinas, consultas e exames.

Do total, 72 ligações, ou seja, 10% foram orientados sobre o isolamento domiciliar; 45 atendimentos, sendo 7% encaminhados às Unidade de Pronto-Atendimento (UPAs). Por fim, 33 atendimentos, que representam 5% foram encaminhados para Unidades Básicas de Saúde (UBSs).

Orientações aos monitorados

Algumas das condutas informadas aos pacientes são as seguintes. Para um isolamento efetivo, é recomendado que fique em quarto isolado e bem ventilado e, quando não possível, que seja mantida distância mínima de um metro; dormir em casa separada, com exceção das lactantes, que devem continuar amamentando com uso de máscaras e medidas de higiene; locais compartilhados devem estar bem ventilados; sem visitas ao paciente; utilização de máscara cirúrgica todo tempo, entre outras.

No caso dos cuidadores: a pessoa deve utilizar máscaras todo tempo e, principalmente, quando estiver perto do paciente; deve ser realizada higiene das mãos toda vez que parecerem sujas, bem como antes e depois de ir banheiro, cozinhar e comer ou toda vez que julgar necessário; entre outras medidas.

No geral, as demais precauções são as seguintes: ao lavar as mãos com água e sabão, dar preferência ao uso de papel toalha; todos os moradores da residência devem cobrir a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e, em seguida, realizar a higiene necessária; evitar contato com secreções do paciente suspeito e, quando for descartar o lixo do paciente, usar luvas descartáveis; limpar com frequência as superfícies tocadas com solução contendo alvejante; lavar roupas pessoais, de cama e banho, além de utensílios, de forma separada. 

Serviço

O Telessaúde funciona diariamente, inclusive aos sábados e domingos, das 8h às 20h, e pode ser acionado pelo telefone (18) 3229-1290, pelo Whatsapp, no número (18) 99639-2713, e pelo e-mail: duvidascovid19@unoeste.br.

Fonte: www.portalprudentino.com.br