Presidente Prudente conquistou a medalha de ouro no Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização. O resultado foi divulgado pelo Ministério da Educação (MEC). A capital do Oeste Paulista obteve nota 92, de um total de 100 pontos.

A iniciativa faz parte das estratégias do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA). O objetivo do selo é atestar as boas práticas das secretarias de educação estaduais, municipais e distrital voltadas a assegurar o direito à alfabetização das crianças.

Entre as honrarias previstas para as boas práticas, estão medalhas de bronze, prata e ouro, conforme a pontuação dos municípios inscritos, sendo bronze para pontuações entre 45 e 64 pontos, prata entre 65 e 84 pontos e ouro para pontuações entre 85 e 100 pontos, baseada na soma dos critérios previstos no edital, como a implementação de políticas públicas para a alfabetização, formação de professores e equipe gestores, distribuição de materiais didáticos, entre outros.

A primeira edição do Selo Nacional de Compromisso com a Alfabetização contou com a participação de 4.578 municípios brasileiros.

O supervisor de ensino responsável pela Coordenadoria de Gestão Educacional, Edmar Aparecido da Silva, explica que o selo avaliou cinco dimensões.

“A primeira dimensão trata sobre as ações estruturantes e integração com o território estadual. O município de Presidente Prudente fez adesão à política de alfabetização, em nível federal e nível estadual, em regime de colaboração. A segunda dimensão trata sobre a institucionalização da política de alfabetização. Prudente obteve nota máxima em todos os itens avaliados”.

Prudente também foi bem avaliada na oferta estratégias de formação dos gestores. Para a educação infantil, foi firmada uma parceria com a Unesp para a oferta da formação da primeiríssima infância. “A Seduc Presidente Prudente, em 2024, investiu maciçamente em formação dos professores, em acompanhamento do trabalho, da aprendizagem das crianças e também em outras ações que a gente pudesse de alguma forma reduzir as desigualdades de aprendizagem”, conclui Edimar.

“É o reconhecimento de grandes esforços, o trabalho de uma equipe que se empenhou e, agora, colhe os resultados. Parabéns aos nossos profissionais. É com muito orgulho que recebemos esse reconhecimento e podemos confirmar a entrega de um ensino aprendizagem de qualidade”, fala a secretária municipal de Educação de Presidente Prudente (Seduc), Marta Primo de Oliveira. 

 

Fonte: Portal Prudentino

(Foto: Arquivo/Secom)