A partir do dia 10 de novembro, a Companhia Prudentina de Desenvolvimento (Prudenco) deixará de recolher resíduos – lixo – produzidos por empresas de grande porte de Presidente Prudente. Até lá, os empreendimentos afetados precisam realizar cadastro junto ao Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS).
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente, Fernando Luizari, a medida tomada pela Prefeitura está embasada na Lei Federal 12.305/2010. “Estão sujeitos à elaboração de plano de gerenciamento de resíduos sólidos aqueles que gerem resíduos que, mesmo caracterizados como não perigosos, por sua natureza, composição ou volume, não sejam equiparados aos resíduos domiciliares pelo poder público municipal”, cita, ao falar do artigo.
De acordo com ele, essas empresas geram mais de 200 litros de lixo por dia, cada. “Essa é uma das medidas para que possamos diminuir a quantidade de resíduos aterrados pelo município em Prudente. Fizemos duas reuniões, convocamos os grandes geradores para que eles pudessem se adequar. Essa medida não é uma punição, mas sim a lei que deve ser cumprida para que possamos dar um norte na questão dos resíduos”, enfatiza Luizari.
Ele estipula que a quantidade de resíduos aterrados pelo município vai cair cerca de 30%. “Atualmente, Prudente coleta cerca de 170 toneladas de resíduos sólidos urbanos por dia”, fala.
Visita técnica
A Secretaria do Meio Ambiente disponibiliza equipe técnica para auxiliar os grandes geradores a entender o que pode ser feito na empresa para reduzir a geração de resíduos. Para isto basta entrar em contato pelo telefone: (18)3906-5275. O atendimento é feito de segunda à sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.
A Semea fica na Rua Altair de Senna, 730, Jardim Jequitibás.
Fonte: Portal Prudentino
Foto: Marcos Sanches