04/09/2018 04:00:00
Que bom que mesmo com todas as facilidades do mundo tecnológico, virtual, onde a comunicação atual, basicamente acontece, por meio de mensagens e emoticons e giffs, ainda existam projetos e eventos focados na valorização e disseminação da importância do mundo literário, da magia de se folhear um livro! Citemos como exemplo, mais uma vez o Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente), qual encerrou sua programação de dez dias no domingo. E ontem, iniciou a 5ª Semana do Livro de Presidente Venceslau que segue até o dia 8.
Ambos os eventos alegram o espaço focado na leitura com outras diferentes artes como a música, dança, o teatro, exposições fotográficas, entre outros atrativos. Conforme as organizações destas “festas literárias” a intenção é chamar a atenção do público em geral, ou seja, dos pequeninos aos avós, independente de sexo ou classe social e encorajá-los a adentrar nesse mundo tão mágico de fatos reais ou fictícios repletos de aventuras e conhecimentos mil.
No Flitpp, antigo Salão do Livro, um momento bacana é a premiação dos vencedores do Clipp (Concurso Literário de Presidente Prudente) que chegou neste ano a sua 11ª edição. Esse concurso é uma oportunidade de novos escritores sejam conhecidos por meio de seus contos, poemas ou poesias. E, consequentemente um incentivador, despertador de novos talentos entre o público que ali está prestigiando.
Educação casa bem com arte e cultura, prova disso são as parcerias firmadas que cada vez mais percebemos na realização desse tipo de evento. São escolas levando suas crianças até o teatro, gratuitamente, uma promoção das próprias companhias ou pastas culturais das cidades. Ou então, atores, grupos, bandas musicais indo até as unidades de ensino para uma apresentação.
Durante dez dias, quem passou pelo Centro Cultural Matarazzo pode participar de várias atividades interessantes, adquirir um livro e ainda bate papo com autores interessantes. Trocar ideias, compartilhar conhecimentos! Feiras literárias promovem isso, que bom!
Fonte: http://imparcial.com.br