Prudente contabiliza 19 casos suspeitos de coronavírus (Foto: M2 Comunicação)

ROGÉRIO MATIVE

Em 16/03/2020 às 16:42

No dia em que divulgou novos casos suspeitos de coronavírus, a Prefeitura de Presidente Prudente decretou a suspensão das aulas na rede municipal, eventos, atividades culturais e viagens de competidores. Servidores das secretarias de Saúde e Mobilidade Urbana terão férias e licenças interrompidas. Na capital do Oeste Paulista, todas as universidades também informaram a paralisação dos estudos presenciais.

As medidas foram divulgadas durante entrevista coletiva na tarde desta segunda-feira (16).

Durante o encontro, o prefeito Nelson Bugalho (PSDB) adiantou que servidores municipais com mais de 60 anos e aqueles que  “comprovadamente sejam imunodeficientes” farão atividades remotas, exceto os lotados nas secretarias de Saúde (Sesau) e Mobilidade Urbana (Semob).

De 15, pela manhã, a cidade contabiliza 19 casos suspeitos de coronavírus. Todos, sem gravidade.

Sem férias

Estão suspensas as férias, folgas e licenças de funcinários da Saúde e Semob, devendo todos retornarem ao trabalho no dia 23. Também está suspensa a concessão destes benefícios aos demais servidores.

Segundo Bugalho, os funcionários podem ser realocados para o setor da Saúde ou Assistência Social. Por exemplo, médicos da Secretaria Municipal de Esportes seguirão para outras Pastas.

Como já esperado, após o governo estadual tomar a medida, a Prefeitura também paralisará as aulas na rede pública municipal a partir do dia 23.

Nesta semana, as escolas avisarão aos pais e responsáveis pelos estudantes. Contudo, crianças em situação de vulnerabilidade terão as refeições mantidas.

De cursos a eventos

O decreto também suspende atividades realizadas no Museu e Arquivo Histório Antônio Sandoval Netto, IBC Centro de Eventos, Cidade da Criança, Parque Aquático, Centro Cultural Matarazzo, Fundo Social de Solidariedade; além de viagens de equipes esportivas, serviços de convivência de idosos e qualquer evento que ocorra aglomeração de pessoas.

No Matarazzo, apenas o Procon manterá atendimentos à população. Reuniões “pequenas” do serviço público também seguirão normalmente.

Autorizações canceladas

Para evitar a aglomeração de pessoas, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedepp) suspenderá autorizações para eventos de grande porte e até cancelar aquelas já concedidas.

Sem lotação em ônibus

Na coletiva, as autoridades municipais recomendaram ao setor privado e entidades a suspensão de atividades, inclusive de natureza religiosa.

A concessionária Prudente Urbano deverá implantar medidas para evitar superlotações nos ônibus em horários de pico, além de reforço na limpeza diária dos veículos.

Em último caso, a Prefeitura adianta que revogará alvarás concedidos em caso de desobediência.

Fonte: www.portalprudentino.com.br