Da Redação
Em 08/06/2021 às 20:28
Nas últimas 24 horas, diversas reuniões foram realizadas para discutir a situação da pandemia na região após recomendação do Ministério Público Estadual (MPE-SP) para a implantação de lockdown total, ou seja, serviços essenciais e não essenciais. Após descartar a sugestão, a Prefeitura de Presidente Prudente prepara um decreto com novas medidas visando frear a disseminação da covid-19 na cidade.
Na manhã desta terça-feira (08), prefeitos de mais de 30 cidades participaram de videoconferência convocada pelo presidente da União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal), o chefe do Executivo prudentino, Ed Thomas (PSB). Nela, ficou decidido pela não realização de lockdown, o que poderia implodir de vez a situação econômica do Oeste Paulista.
Na ocasião, houve unanimidade em relação ao posicionamento de que o fechamento total das atividades econômicas “é inviável levando em consideração o contexto regional”.
Já no período da tarde, foram reunidos membros do grupo de enfrentamento da covid e líderes de segmentos da sociedade, onde foram tratadas alternativas que contribuem com o controle da pandemia, como reforço ainda maior na fiscalização, readequação do transporte coletivo em horários de pico, entre outras ações.
Participaram desse encontro, na sede da Prudenprev, o prefeito Ed Thomas, representantes do Hospital Regional, Hospital Nossa Senhora das Graças, Departamento Regional de Saúde (DRS-11), União de Entidades de Prudente e Região (Uepp), Conselho de Desenvolvimento Econômico (Codepp), Ciesp e OAB.
A reunião contou ainda com a participação do presidente da Associação Comercial e Empresarial (Acipp), Ricardo Anderson Ribeiro; presidente do Sincomércio, Vitalino Crelis; presidente do Hospital do Câncer, Felício Sylla; empresários do grupo Lidera; além do secretário municipal de Saúde de Prudente, Delton Ferraz; e da secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Ana Paula Setti.
Durante a discussão, Ed Thomas destacou o alto volume de multas aplicadas em apenas cinco meses de 2021 ao comparar a fiscalização realizada no primeiro ano de pandemia.
Já o diretor do HR, frei Tarcísio Marchini, revelou que o hospital está com 140 pacientes internados com covid contra a média de 40 leitos ocupados no maior pico registrado em 2020.
Novas medidas
De acordo com a Prefeitura de Prudente, todas as medidas discutidas estarão contidas em um decreto municipal, que deve ser publicado nesta quarta-feira (9).
Fonte: www.comercialam.com.br