No ano do centenário de fundação da cidade, evento conta com visitantes renomados. Programação segue até o dia 8 de outubro, no IBC.

Por G1 Presidente Prudente

Salão do Livro que marca as comemorações do centenário de fundação de Presidente Prudente começa nesta sexta-feira (29), a partir das 9h, no Centro de Eventos do Instituto Brasileiro do Café (IBC). Entretanto, a solenidade de abertura oficial acontece às 19h, com a presença de autoridades municipais e da região, além da participação do Projeto Camerata. A programação, que segue até o dia 8 de outubro, conta com participantes renomados do cenário literário nacional, como Carina Rissi, Thalita Rebouças, Guilherme Fiuza, Ivan Santanna, Lucão e Nanete Neves, entre outros. A entrada é gratuita.

A expectativa da organização é de que um público de 100 mil pessoas visite o local durante os dez dias de evento.

É a oitava edição consecutiva do evento e a programação segue a fórmula de sucesso dos anos anteriores, com autores convidados de nível regional e nacional, diversos bate-papos, lançamentos literários, oficina para contadores de histórias e profissionais da educação; “Literando Prudente”, um encontro de autores prudentinos com alunos de diversas escolas e instituições da cidade, premiação do XI Concurso Literário de Presidente Prudente (Clipp), shows, além de receber uma série de intervenções artísticas do Programa Cidadescola.

Para o produtor cultural Lincoln César, que assume a coordenação do evento neste ano, tem sido um desafio gratificante. “Estou confiante de que o resultado será positivo”, afirmou.

Entre as novidades deste ano estão a Exposição de História Natural, a troca de gibis, uma exposição de origami, com Danielle Castaldelli, e o Sarau Underground, com a presença de Eduardo Taddeo.

Entre os expositores do evento, estarão editores, livreiros, distribuidoras, instituições de ensino, jornais e revistas nacionais e estrangeiras, instituições e órgãos governamentais ligados ao livro.

 

Expositores já preparam os materiais para o evento (Foto: Stephanie Fonseca/G1)Expositores já preparam os materiais para o evento (Foto: Stephanie Fonseca/G1)

Expositores já preparam os materiais para o evento (Foto: Stephanie Fonseca/G1)

Primeiro dia

Às 19h desta sexta-feira (29), haverá a abertura oficial do evento, com a participação do Projeto Camerata, que nasceu em 1996 por iniciativa do professor Luiz Antônio Peres Filho, o Luizão, que pretendia não só formar instrumentistas de cordas, mas também criar uma cultura musical nesta área voltada para a formação de orquestra, ainda inexistente na cidade.

Este projeto cresceu ao longo dos anos e reúne, hoje, cerca de 160 alunos a partir de três anos de idade, distribuídos em grupos (duos, trios, quartetos, até a camerata de cordas) de acordo com sua evolução no instrumento. O trabalho desenvolvido é sério, incentiva novos talentos e estimula o gosto e o prazer de estudar um instrumento e de apreciar a arte musical.

programação completa do evento – que começa nesta sexta-feira (29) e segue até o dia 8 de outubro – pode ser conferida na página oficial do Salão do Livro.

O produtor cultural acrescentou ao G1 que nesta segunda-feira (2), às 19h30, haverá uma palestra com o Instituto Ágora para professores da rede municipal de ensino e, no sábado, dia 7 de outubro, às 21h, a Orquestra Municipal de Viola se apresentará ao público.

 

Poeta goiano Lucão participa de bate-papo neste sábado (30), às 16h (Foto: Divulgação)Poeta goiano Lucão participa de bate-papo neste sábado (30), às 16h (Foto: Divulgação)

Poeta goiano Lucão participa de bate-papo neste sábado (30), às 16h (Foto: Divulgação)

Serviço

  • O que: 8º Salão do Livro de Presidente Prudente.
  • Quando: Do dia 29 de setembro ao dia 8 de outubro.
  • Horários: De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 22h. Aos sábados e domingos, das 14h às 22h.
  • Local: No Centro de Eventos do IBC, localizado na Rua Hugo Lacorte Vitale, 46, na Vila Furquim, em Presidente Prudente.
  • Entrada: Gratuita.
  •  
     
    Público poderá acompanhar a programação no Centro de Eventos do IBC (Foto: Stephanie Fonseca/G1)

    Público poderá acompanhar a programação no Centro de Eventos do IBC (Foto: Stephanie Fonseca/G1)