Veículos chegaram a ser atingidos pelas árvores. Corpo de Bombeiros trabalha no atendimento de várias ocorrências.
Por G1 Presidente Prudente
A chuva que atingiu Presidente Prudente na manhã desta segunda-feira (30) causou quedas de árvores e alagamentos, além de danos em postes e na rede de energia elétrica. O temporal também causou problemas em algumas cidades do Oeste Paulista. Segundo o Corpo de Bombeiros, no período da manhã foram registradas em Presidente Prudente e na região 47 ocorrências de quedas de árvores, 12 casos de quedas de fios energizados e duas inundações de residências no Conjunto Habitacional João Domingos Netto.
Na maior cidade da região, árvores chegaram a cair em cima de alguns veículos, em pontos isolados do município. Equipes do Corpo de Bombeiros trabalham no atendimento das várias ocorrências, mas não há registro de pessoas feridas.
Conforme o climatologista Vagner Camarini a chuva foi causada pela associação da chegada de uma frente fria com áreas de instabilidade que já estavam atuando na região.
Segundo Camarini, o acumulado de chuva registrado até o momento foi de 75 milímetros, correspondente a 50% do esperado para o mês de outubro. O vento desta segunda-feira (30) teve rajadas registradas a mais de 80 km/h, segundo o climatologista.
Ainda de acordo com ele, o volume de chuva esperado para o mês de outubro era de 150 milímetros.
Região
Com relação a outras cidades da região, houve registros de quedas de árvores em Tarabai e Estrela do Norte. Casas também foram alagadas na Vila Santa Rosa, em Pirapozinho.
Conforme informações da Polícia Militar Rodoviária, devido à chuva, árvores também caíram na Rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), emAdamantina.
O Corpo de Bombeiros foi acionado e retirou uma delas no km 588, e a outra no km 638. Ainda segundo a polícia, o trânsito não foi interditado.
Energia elétrica
Por meio de nota, a concessionária Energisa Sul-Sudeste esclareceu que a falta de energia que atingiu aproximadamente oito mil clientes de parte da região central e de alguns bairros de Presidente Prudente, na manhã desta segunda-feira (30), foi causada pela forte chuva que atingiu a cidade. O temporal, acompanhado de raios e ventos, provocou a queda de árvores, galhos e objetos sobre a rede, causando rompimento de cabos e várias ocorrências no sistema elétrico que abastece a cidade.
A distribuidora informou que acionou seu plano de contingência, e dezenas de técnicos da empresa atuam em vários pontos da cidade para reparar os danos causados pela tempestade. A empresa já realizou manobras no sistema, e parte dos clientes afetados já teve o fornecimento normalizado, segundo a Energisa.
A concessionária ainda esclareceu que, por conta da complexidade de algumas ocorrências, e da forte chuva que ainda atinge a cidade, a empresa trabalha para restabelecer cerca de cinco mil clientes que ainda continuam sem energia.
Segundo a nota, a empresa orienta ainda aos clientes que encontrarem fios caídos para que mantenham distância e avisem imediatamente a concessionária pelo telefone 0800 701 0326 (ligação gratuita). Durante as tempestades, a empresa recomenda também que os equipamentos eletrônicos sejam retirados da tomada.
“A Energisa Sul-Sudeste conta com a compreensão de todos e reafirma seu compromisso de atuar prontamente com qualidade e segurança para manter o fornecimento a todos os seus clientes”, finalizou a nota.
Fonte: g1.globo.com/sp/presidente-prudente-regiao