Até o dia 7 de dezembro, todos os 1.931 alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Presidente Prudente participarão da segunda etapa da Avaliação Somativa de Fluência em Leitura, realizada em parceria com o Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd/UFJF).

Na avaliação, os professores e orientadores pedagógicos utilizam tablets e celulares como ferramentas avaliativas, além de um aplicativo exclusivo do CAEd para gravar a leitura dos alunos. Em Prudente, são 30 escolas municipais, que atendem as 80 classes de 2º ano do ensino fundamental, onde estão matriculados os estudantes desta faixa etária.

A ação tem por objetivo identificar o nível de leitura dos alunos, além de coletar dados para a construção de estratégias pedagógicas para superar os déficits em aprendizagem no Ciclo de Alfabetização no estado de São Paulo, bem como construir políticas públicas eficientes para a educação.

“O objetivo da avaliação é analisar o desempenho individual dos estudantes na leitura e compreensão de textos escritos, com o intuito de identificar eventuais lacunas no processo de alfabetização”, comenta a secretária municipal de Educação, Sirlei Oliveira.

Na avaliação, é verificada a capacidade dos alunos em ler palavras e textos apropriados para sua etapa escolar. “Levando em consideração não apenas a decodificação, mas também a habilidade, fluidez e ritmo de leitura”, finaliza.

 

 

 

 

Fonte: Portal Prudentino

Foto: Secom