A Associação de Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” (ASSPP) está com inscrições abertas para as turmas do curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do 1º semestre de 2025.
O curso tem por objetivo fornecer recursos para que o aluno seja capaz de usar a Libras em contextos diferenciados, respeitar e fazer a inclusão plena do surdo no mercado de trabalho e na sociedade em geral. A entidade conta com uma equipe de profissionais bilíngues e professores surdos graduados contemplando aulas teóricas e práticas.
A carga horária do curso de Libras é de 60 horas, baseada no conteúdo disponível. Todas as aulas acontecem presencialmente e contam com um Instrutor surdo e um Intérprete ouvinte ampliando a experiência e vivência prática do aluno.
O material didático é composto de apostilas detalhadamente ilustradas com desenhos e fotos reais para auxiliar na memorização e assimilação dos sinais. Além disso, existe o suporte digital. Por meio de QR Code no material didático o aluno é direcionado a vídeos que demonstram os sinais ilustrados na apostila, facilitando ainda mais seus estudos e práticas em casa.
Cada módulo tem duração de cinco meses, com aulas semanais. Ao final de cada módulo, o aluno recebe um Certificado de Conclusão com carga horária de 60 horas. Aqueles que completarem os quatro módulos (opcional) serão certificados com carga horária total de 240 horas.
Inscrições
As inscrições podem ser realizadas no link://cursolibrasasspp.my.canva.site/incricoescursolibrasasspp. Mais informações também podem ser solicitadas pelo whatsapp da entidade: (18) 98183-9010.
As inscrições seguirão até o dia 3 de fevereiro. As aulas terão início nos dias 5, 6 e 8 de fevereiro, de acordo com a turma do dia da semana escolhido pelo aluno.
O curso é aberto a todos que desejem participar e gratuito para a comunidade surda. Já para os demais interessados, possui uma taxa que se divide entre a taxa de inscrição e parcelas durante o período do curso.
Inclusão
A Língua Brasileira de Sinais (Libras), assim como a língua oral, também possui níveis linguísticos como fonologia, morfologia, sintaxe e semântica. Ela possui sua própria estrutura gramatical.
Por isso, a Libras é uma língua e não uma linguagem. E não deve ser confundida com uma mímica ou gestos aleatórios. A língua de sinais é tida como a segunda língua oficial do Brasil, desde 24 de abril de 2002, por meio da Lei nº 10.436.
“Antes de aprender Libras, eu sentia que isolava as pessoas surdas, não por maldade, eu não conseguia me comunicar efetivamente com o surdo, quando comecei a aprender Libras, foi como se um mundo novo se abrisse para mim. A capacidade de me comunicar de forma clara e direta mudou completamente minha perspectiva”, comenta Aline da Rocha Santos, auxiliar de Enfermagem, aluna e voluntária da ASSPP.
Para Naraine Gianfelice Neves, professora de educação especial, Libras não é apenas uma ferramenta de comunicação, mas também um caminho para transformar a sociedade, tornando-a mais inclusiva e acessível.
“Antes de iniciar o curso de Libras pela associação, confesso que tinha receio até de estabelecer contato visual com pessoas surdas, eu parecia um robô em curto circuito quando via uma pessoa surda. Não por falta de vontade, mas por puro desconhecimento e insegurança, medo de dar vexame. Era como se existisse uma barreira invisível que me impedia de compreender essa cultura tão rica e única. Quando tive a oportunidade de participar das aulas presenciai foi como abrir uma janela para um novo mundo. Percebi que, mais do que uma língua, Libras é uma forma de conexão, de enxergar o outro de maneira mais empática e verdadeira”, diz ela, que também é aluna e voluntária da Asspp.
ASSPP
A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região – “Dorvalino Paixão” (ASSPP) é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2016. A associação foi criada com o objetivo de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.