Patricia: “Atletas devem alinhar dieta saudável com suplementação”. Foto: José Reis

Ovos, abacate e batata doce fazem parte de uma dieta que pode contribuir para o aumento de massa muscular de maneira saudável

IZABELLY FERNANDES – Especial para O Imparcial •  03/11/2018 05:13:00

Uma alimentação saudável deve prevalecer até mesmo pra quem deseja adquirir massa muscular. Para isso, existem alguns alimentos que podem estimular de forma natural o ganho de massa corpórea, rompendo com o uso de esteróides anabolizantes orais ou injetáveis, que podem causar danos irreparáveis para o corpo humano. Ovos, abacate, batata doce, quinoa e banana são alguns dos alimentos que podem contribuir para este objetivo, juntamente com a prática de exercícios físicos. De acordo com a nutricionista, Patricia Zacharias, um diário alimentar correto, com aumento de proteínas, por exemplo, proporciona maiores condições para um corpo bem definido.

O uso de esteroides anabolizantes é feito geralmente por fisiculturistas e atletas de diversas modalidades, pois buscam adquirir um corpo atlético e musculoso, além de melhorar o desempenho nos esportes. No entanto, segundo a nutricionista, o uso excessivo pode acarretar problemas nos rins, pâncreas e fígado, bem como maiores problemas no futuro. “No caso dos atletas, que treinam muito, às vezes a quantidade de proteínas é insuficiente, por isso tem que ser feito uso da suplementação. Mas isso deve ser forma equilibrada, com uma alimentação saudável, atividade física e ingestão de pelo menos dois litros de água ao dia”, explica. 

Para pessoas comuns, que desejam obter resultados de hipertrofia e ganho de massa muscular, a nutricionista orienta que isso pode ser feito somente com alimentação. “Se você não é atleta, e é só uma pessoa que vai à academia e quer aumentar a massa magra, conseguimos fazer isso somente com a alimentação, baseada em alimentos que potencializam a produção dos hormônios anabolizantes em nosso organismo”, fala.

A estudante de Educação Física, Priscila Almeida Queiroz, 20 anos, que pratica musculação e atletismo, afirma que optou pela dieta focada em proteínas e carboidratos.  “Como durante a semana por volta de 40 ovos, frango, batata doce, alface, repolho, espinafre, beterraba, cenoura, pimentão, aveia e quando da vontade de comer doce, prefiro um chocolate 85% cacau”, detalha. Para adquirir massa magra, ela conta que combina a alimentação com o exercício físico. “Isso melhorou minha definição muscular e meu desempenho no esporte. Sinto diferença na minha disposição durante as atividades, tanto no desempenho da resistência e força, quanto na aparência estética”, relata.

Já a fisioterapeuta, Francine Freitas Costa, 40 anos, há aproximadamente oito meses, adquiriu a dieta para melhorar a qualidade de vida e a aparência corporal. “Começo meu dia consumindo ovo mexido com pão integral e no meio da manhã procuro comer uma banana. No almoço, me alimento com muita salada, legumes, arroz, feijão, carne, frango ou peixe. Umas três vezes na semana uso quinoa cozida na salada e sempre procuro consumir espinafre para aumentar o aporte proteico”, relata.

A profissional fala que, além disso, faz exercícios físicos na academia e pratica o tênis. Ela conta que já tem sentido diferença no organismo. “Já senti diferença sim. Associado à atividade física, meu corpo está mais firme, realmente está dando um resultado satisfatório”, conclui.

 

(((((((((BOX))))))))

ALIMENTOS QUE AJUDAM NO GANHO DE MASSA MAGRA

– Ovos;

– Carnes;

– Peixes;

– Aves;

– Proteína do soro do leite;

– Batata doce;

– Quinoa;

– Aveia;

– Mandioca;

– Arroz;

– Macarrão integral;

– Abacate;

– Azeite de oliva;

– Castanhas;

– Espinafre;

– Banana;

– Aveia.

Fonte: http://www.imparcial.com.br