Um carro bateu contra um poste de iluminação e energia elétrica na manhã desta quinta-feira (26), na Avenida Washington Luiz, em Presidente Prudente (SP). Devido ao impacto, o poste ficou pendurado pelos fios.
O motorista, que estava consciente, foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros e encaminhado à Santa Casa de Misericórdia do município, segundo a corporação.
O hospital informou que o paciente, de 52 anos, deu entrada no Pronto-socorro, nesta manhã, e seu estado de saúde é considerado estável. Afirmou, também, que ele possui uma “provável fratura na mão esquerda” e que “aguarda o resultado dos exames”.
Em nota, a concessionária Energia Sul-Sudeste, responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade, disse que foi acionada para realizar a substituição do poste.
“Apesar do impacto da colisão, que danificou o poste e cabos de energia, não houve interrupção no fornecimento da energia elétrica para os clientes da localidade. As equipes seguem no local e, dentro dos protocolos técnicos e de segurança, a previsão é concluir a troca do poste e reparos à rede elétrica até o início desta tarde”, ressaltou.
Interdição da via
O trecho precisou ser interditado, nos dois sentidos da via, para as equipes realizarem os reparos na estrutura.
O coordenador da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana e Cooperação em Segurança Pública (Semob), Rodrigo Turella, informou que a previsão é de que o trânsito seja liberado às 11h.
Orientações
A concessionária ainda orientou como proceder nos casos de acidentes envolvendo postes, já que “os riscos vão além da interrupção no fornecimento da energia”.
“Um dos problemas mais graves das colisões contra poste é o risco de choque elétrico, ainda mais se o poste cair em cima do veículo e nas situações em que há rompimento de cabos. Mesmo a rede de distribuição da Energisa sendo equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia em situações como essas, não se pode descartar os riscos aos quais as pessoas estão sujeitas em uma colisão”, disse.
Neste sentido, de acordo com a empresa, a orientação é: se o veículo atingiu um poste, os ocupantes devem manter a calma e, se não houver um princípio de incêndio, devem permanecer dentro do carro, sem tocar nas partes metálicas, aguardando a chegada de uma equipe especializada da distribuidora, que irá realizar todos os procedimentos necessários com a máxima segurança.
Já para as pessoas que presenciarem o acidente, a orientação é para manter a distância e acionar a Energisa e o Corpo de Bombeiros, que farão o socorro de maneira adequada.