Chamado como ‘mestre’, jornalista foi referência no setor; Prefeitura decreta luto

Da Redação

Em 21/11/2022 às 13:47

Como radialista, iniciou a carreira no ano de 1962 na PRI-5 A Voz do Sertão, extinta Rádio Difusora. Como jornalista, começou no ano de 1963, em O Imparcial

(Foto: Reprodução/TV Câmara)

Um dos maiores nomes do jornalismo prudentino, José Vinícius Barbosa da Silveira faleceu nesta segunda-feira (21), aos 97 anos. Referência no impresso e nas ondas do rádio ao somar mais de seis décadas de trabalho, o profissional era chamado de ‘mestre’ por todos. A Prefeitura de Presidente Prudente decretou luto oficial de três dias.

Barbosa da Silveira era paulistano do bairro do Braz e nasceu no dia 27 de maio de 1925. Contudo, adotou a capital do Oeste Paulista para viver. Era o profissional de comunicação mais longevo em toda a região.

Somente no jornal O Imparcial, foram mais de 50 anos de atividade, com sua coluna diária no Caderno 2, “Sociedade em Tópicos”, com notas e notícias do colunismo social; ingressou no dia 1º de outubro de 1966.

Além disso, mantinha na Rádio Comercial/AM um programa de entrevistas aos domingos, desde 1º de abril de 1974, chamado “Os ouvintes querem ouvi-lo”.

Nos últimos anos, vivia em uma casa de repouso na área central. O corpo é velado na Casa de Velórios Athia. O sepultamento será realizado às 17h desta segunda, no Cemitério São João Batista.

Sobre Barbosa da Silveira

Barbosa da Silveira veio ao municípío para trabalhar na antiga Faculdade de Filosofia (Fafi), hoje campus da Universidade Estadual Paulista (Unesp), onde estudou Ciências Sociais. Também era formado em Sociologia pela então Instituição Toledo de Ensino, hoje Faculdades Integradas Antônio Eufrásio de Toledo.

Como radialista, iniciou a carreira no ano de 1962 na PRI-5 A Voz do Sertão, extinta Rádio Difusora. Como jornalista, começou no ano de 1963, em O Imparcial.

No rádio entrou pelas mãos do gerente Carlos Alberto de Arruda Campos, para apresentar o programa “Ponto de Encontro”, um musical vespertino. No jornal ingressou como revisor, recebido pelo gerente Geraldo Soller.

Barbosa também teve intensa atuação na área social como um dos fundadores da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Aliança Francesa e Amigos da Cidade; foi membro do Serviço de Obras Sociais (SOS) e da Sociedade Hípica de Presidente Prudente.

“No Lions Clube Cinquentenário, era exemplo de companheirismo com 38 anos de exercício, ocupando diversas funções. Do bairro onde nasceu, traz uma lembrança inesquecível: Inezita Barroso, que foi sua colega de banco escolar e amiga de muitos anos. A vinda do cronista para Presidente Prudente seria de um curto período, de no máximo quatro anos. Mas nunca mais foi embora, desde que assumiu em 1959 a função de secretário da extinta Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras”, pontua o jornalista Altino Correia.

Entre outras homenagens, em 1996, recebeu o título de ‘Cidadão Prudentino’ da Câmara Municipal. Em 2007, a Santa Casa de Misericórdia inaugurou a nova Unidade de Urologia, que recebeu o nome do jornalista.

No mesmo ano, quando o programa de entrevistas no rádio completou 35 anos, Barbosa da Silveira foi tema de um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) na Universidade do Oeste Paulista (Unoeste).

“Tivemos a honra de prestar homenagem ao Barbosa da Silveira em vida, através de estudo  na Escola de Comunicação da Unoeste. Naquele trabalho, foi possível conhecer mais a fundo o Barbosa da Silveira, de quem fomos companheiro  na redação do jornal O Imparcial, com a direção de Adelmo Vanalli, Mário Peretti e Deodato da Silva”, fala o jornalista Homéro Ferreira.

Em 2015, foi destaque em material produzido por Altino Correia, publicado no Blog Memórias de um Repórter do Interior, referência para pesquisa de dados de personalidades da cidade.

Exemplo de dedicação

Segundo Ferreira, o ex-companheiro de redação foi exemplo de dedicação ao trabalho, ‘de bom companheiro e honra à profissão de jornalista’. “A disposição dele para o trabalho era algo fora do comum. Por exemplo: como colunista social cobria os bailes de carnaval todos os dias até de madrugada e, nos dias úteis, chegava para o trabalho em seu horário habitual logo de manhã”, relembra.

“Cabe aqui dois registros especiais: a companhia sempre presente do seu colega de trabalho, o repórter Luiz Sant’Clair; e os cuidados, até o último momento de sua vida, da Vânia Nilva Ferreira, gerente administrativa do jornal”, cita.

Para o jornalista Nel de Oliveira, o jornalista Barbosa da Silveira foi um profissional ‘exemplar’. “Tive a honra de trabalhar com ele no jornal “O Imparcial”. Não relutava em se adaptar às novidades tecnológicas. Também o acompanhava pelo rádio, um programa tradicional aos domingos na Rádio Comercial”, diz.

“Uma perda muito grande para o jornalismo impresso e para o radiojornalismo regional. Vai deixar saudades. Uma referência para todos os profissionais de imprensa que, assim com eu, tive o privilégio de tê-lo como colega na redação de ‘O Imparcial'”, finaliza.

Cheio de histórias

“Foi um privilégio poder conviver com este senhor que tinha a solidariedade como uma de suas marcas. Ético e trabalhador. Sério e muito honesto. Um homem experiente, cheio de histórias, divertido, de bem com a vida e que alegrava todo o ambiente. Muitas brincadeiras, muitos bons papos e seriedade nas horas necessárias”, descreve o jornalista e radialista Cristiano Machado.

Luto

A Prefeitura de Prudente decretou luto oficial de três dias pelo falecimento de Barbosa da Silveira. O documento foi publicado em edição extraordinária do Diário Oficial. Durante o período do luto, as bandeiras seguem hasteadas a meio mastro.

“Uma ilustre personalidade da imprensa prudentina se foi. Barbosa da Silveira é um sinônimo de longevidade e amor por esta honra profissão. Fica nosso reconhecimento gratidão por tantas décadas de serviços prestados à comunidade. Que Deus o receba e lhe conceda o descanso eterno”, fala o prefeito Ed Thomas (sem partido).

Em nota, a Câmara Municipal manifestou pesar pelo falecimento do jornalista. No texto, o Legislativo cita a entrevista concedida por Barbosa da Silveira ao programa Memória Prudentina, da TV Câmara de Presidente Prudente, em 2018.

Fonte: www.portalprudentino.com.br